Os monitores são divididos em duas partes:
• cinta peitoral (transmissor)
• relógio de pulso (receptor)
No mercado existem várias marcas com váááááários modelos. Desde o mais simples, até outros com GPS ou pedômetro. Eu utilizo o meu com GPS.
Mas para que serve afinal?Estes monitores são uma ajuda simples e bastante efetiva ao treinamento, porque executarmos o exercício, a frequência cardíaca vai subindo de acordo com a intensidade do treino. A informação permite-nos controlar o nosso desempenho durante o exercício, treinar num ritmo ideal, e o progresso pode ser acompanhado e medido, aumentando a motivação. Geralmente é possível receber um alerta sobre os limites de segurança máximo e mínimo baseados na nossa idade.
Como é essa história de frequencia cardíaca? Segundo pesquisas (no caso as minhas), a intensidade recomendada para exercícios aeróbicos é de até 90% do máximo de seu ritmo cardíaco. Para melhores resultados nos exercicios aerobicos, o coração precisa permanecer neste ritmo por pelo menos 20 a 30 minutos.
Você deve estar se perguntando “E como calcular isso?”. Aêêê... Boa pergunta! Para encontrar a sua freqüência cardíaca máxima (FCM), subtraia de 220 a sua idade. Por exemplo, se você tiver 20 anos. A conta será:
220 - 20 = 200.
Se você tiver que treinar entre 60 e 75% da sua FCM, multiplique 200 por 0,6. O resultado é o limite inferior, ou seja, 120 batimentos por minuto. Agora, multiplique 200 por 0,75, para achar o limite superior: 150 batimentos por minuto. Isso significa que durante a atividade você deve manter a freqüência cardíaca ou o seu coração batendo entre 120 até 150 vezes em um minuto, aumentando ou diminuindo o ritmo conforme o batimento.E cuide do seu coração! E não se esqueça sempre de consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física!
Dona D
E ai maluca!! Gostei da explicação!
ResponderExcluirTem anos que não uso. Treino por percepção de esforço. É um bom caminho para ir conhecendo o corpo...mas ele não vende frequencímetro, então os polares e garmins não gostam dessa abordagem.
Olá Dona D,
ResponderExcluirMuito boa sua explicação. Sou novato nesse mundo de corridas e estou sempre acompanhando informações em sites de corridas.
Abraço,
PauloBH
www.corridasdopaulobh.blogspot.com
Tb não uso frequencímetro. Prefiro ir pela percepção de esforço.
ResponderExcluirBjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com