sábado, 15 de maio de 2010

E com vocês, o tênis!

Fuçando pela internet, acabei compilando algumas informações interessantes:




1. É sempre bom comprar o tênis correto para o esporte pretendido (Correr usando tênis de basquete não dá né!!!). O ideal seria fazer um teste para saber qual o tipo de pisada e escolher o calçado mais adequado (infelizmente, nem sempre é o mais bonito...). Outra dica legal é experimentar um de casa marca (sempre vale dar uma voltina na loja) para ver qual se adapta melhor ao seu pé. Tênis de correr, é para correr.


2. Segundo a maioria dos textos que eu li, o calçado esportivo pode durar entre 550 e 800 quilômetros e deve ser trocado quando esta distância for percorrida. Depois dos 800 quilômetros, o calçado perde 70% de sua eficiência – capacidade de amortecimento e estabilidade.


3. Limpezaaaaaa!
    a. Para melhorar o visual do tênis, nada como uma limpezinha superficial e externamente.
    b. Quanto ao cheirinho... não precisa ir jogando fora logo de cara! Se for cheirinho, é só lavar a palmilha utilizando a parte amarela da esponja e sabão neutro.
    c. Agora, se for cheirão... água e sabão neles! Use sabão neutro (de coco, por exemplo), escova de cerdas macias, um pano úmido e o mínimo possível de água. Nada de máquina de lavar ou deixar de molho!
    d. Sempre secar na sombra.
    e. No pior caso... bota fogo! Brincadeirinha...


4. Se molhou. Seque. Com um paninho, dentro, fora e as palmilhas separadamente.


5. Depois de correr, deixe-o ventilar um pouquinho.


6. Evitando os cheiros, essa é da Contra Relógio: “As soluções mais atuais para esses casos são duas: o uso de desodorante pédico tipo 2 em 1 (spray aplicável tanto no pé como no calçado) e, mais eficaz, a aplicação de Lisoform spray aromatizado com limão. Vendido nas boas lojas do ramo já na diluição correta, este bactericida pode ser borrifado tanto no tênis como nos locais onde ele é guardado.”


7. Tem gente que diz para alternar pares, outros não. Vai saber, né!


8. O peso (do tenis... né!) é um fator importante. Geralmente, tênis muito leves duram menos. Por isso, os tênis de competição duram menos do que os de treino.



9. O tipo de piso interfere na durabilidade do seu tênis. Corridas em asfalto provocam mais desgaste do que em gramados ou solos macios.


10. A intensidade do movimento de pronação ou supinação da pisada compromete a vida útil do seu tênis.

Aviso aos navegantes: Eu não sou especialista, isso foi uma pesquisa que eu fiz. É sempre importante procurar a ajuda de um profissional.

Dona D

Nenhum comentário:

Postar um comentário