terça-feira, 25 de maio de 2010

Como é a sua pisada?

Com essa história de fasceíte plantar, acabei aprendendo um montão de coisas. Uma delas foi reconhecer o meu tipo de pisada. Para isso tive que fazer um exame chamado Baropodometria.


Que raio que é isso??? Recorrendo (mais uma vez) a boa e velha wikipedia, "Baropodometria é o estudo da pisada e por consequência da postura.

O exame é feito em um aparelho chamado Baropodómetro Electrônico, que é um equipamento modular desenvolvido para o estudo das pressões plantares estáticas e dinamicas, com a mais alta concepção de tecnología, que consiste de uma esteira barosensivel com sensores, conectada a um computador que recria imagens coloridas e dados estatísticos com um alto valor diagnóstico. Este equipamento é único em seu gênero pois permite a avaliação do ciclo completo da marcha (mínimo duas pisadas) por sua configuração modular.
Já que o equipamento permite observar as cargas dos pés em diferentes modalidades, proporciona também, uma  análise biomecanica e estrutural das possiveis anomalias na marcha e na postura. Os relatórios das análises obtidos pelo sistema brindam informações que complementam as observações do especialista para avaliação periódica, de diagnostico, pre-post cirúrgica, terapéutica e / ou reabilitatória.".


As imagens que aparecem são mais ou menos assim:






Depois de feito o exame o fisioterapeuta, se necessário, manda fazer uma palmilha de acordo com o resultado. Eu, neste caso fiz o exame e a palmilha.
Acabei descobrindo que o meu pé direito tem uma pisada supinada e o esquerdo é neutro. E aí a gente pensa que é só buscar as palmilhas, colocar no tenis e sair correndo... comodizia a minha avó "de pensar morreu um burro da sua idade..." e acho que ela tinha razão. Não foi bem assim :(.
Chegando na loja a moça me disse, você terá que se adaptar. Hã? Aí o fisioterapeuta disse que a adaptação iria doer. Hã! Vesti a palmilha...Hã?


Sabe quando a meia está sem elástico e aí quando a gente começa a andar a meia vai descendo e entrando no tênis??? Pois é, a sensação é a mesma. Bem esquisito.
Depois ouvi do meu fisioterapeuta, agora você tem que correr. E lá fui eu (depois de várias corridinhas e partidas de squash) correr de verdade. 10 Km no domingo passado (Circuito Athenas). Olha... doeu! Doeu muuuuuuito! Passei o resto do domingo com os pés no gelo e tomando analgésicos. O que foi que eu ouvi? Isso é normal, não se preocupe. Vai passar.


E passou...


Passou mesmo!


Hoje, morrendo de medo, fui correr: 1 hora a 8,2 Km/h. E doeu só um pouquino, mas um pouquinho mesmo!


Fiquei feliz! Continuo cuidando do meu pé!


Dona D.


Power song de hoje: Save Tonight (Eagle-Eye Charry)

Um comentário:

  1. Oiii, td? Nossa, que ruim isso de pisada, hein?
    Se bem que depois q vc acostumar (e parece q já está no caminho), isso vai melhorar e muito pra vc, né?
    Boa sorte então!!!!! Que isso ajude ainda mais no seu desempenho!!!!
    Abs

    ResponderExcluir