terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cuidados com os Seios Durante a Prática de Exercícios Físicos


Estudo recente da University of Portsmouth (2011), mostra que até 72% das mulheres experimentam algum tipo de dor ou desconforto, durante ou após a prática de exercícios físicos.

O movimento dos seios durante a atividade física, pode ser medido por diferentes parâmetros: velocidade, distancia e aceleração. Observando a anatomia do seio, ele é composto por gorduras que envolvem as glândulas mamárias, o conjunto é mantido por uma trama de tecido conjuntivo que repousa sobre os músculos peitorais maiores. Isto é, o tamanho do seio está diretamente relacionado ao percentual de gordura corporal e a musculatura peitoral é que dá o suporte para a mama. Logo não existe exercício milagroso para os seios, é importante procurar orientação de um profissional de educação física que desenvolva um programa de exercícios consistente.

Paralelamente, é fundamental a utilização de um top atlético adequado. A maioria das mulheres utiliza o tamanho errado: ou apertado, ou folgado demais. Algumas colocam dois tops, na tentativa de aumentar a sustentação. Outras ainda usam sutiãs comuns para a prática esportiva, o que não é recomendado, principalmente na corrida, onde o movimento dos seios é intenso.

Por muitos anos a indústria de artigos esportivos, investiu muito no desenvolvimento de tênis e tecidos inteligentes para camisas e bermudas. Só nos últimos 5 anos, as pesquisas se voltaram para os tops atléticos femininos. Hoje é possível escolher entre uma grande variedade de produtos desenvolvidos para aumentar o conforto da mulher durante seus exercícios. Estes novos produtos incorporam tecnologias testadas em laboratórios, que reduzem o atrito, e o movimento dos seios em todos os ângulos.

 Dê mais atenção à escolha do top que você vai usar para correr, selecione um modelo que lhe dê maior conforto. Os incômodos com os seios durante a corrida tiram o foco e podem atrapalhar a sua performance. Isto vale tanto para as mulheres com seios grandes, quanto para aquelas com seios pequenos.

No link abaixo, assista o vídeo de um fabricante americano, sobre a pesquisa de biomecânica envolvida no desenvolvimento de um top.

Até a próxima!

Laina Saurin

Nenhum comentário:

Postar um comentário