segunda-feira, 30 de julho de 2012

Meia Maratona de São Bernardo do Campo

Essa Meia Maratona é histórica! Não para a cidade de São Bernardo do Campo, mas para mim. Foi a minha primeira Meia feita em 2010, quinta em 2011 e será a décima no próximo domingão! Uhuuuuu!!!!

2010

2011

Até cheguei a cogitar a hipótese de trocá-la pela badalada, plana e rápida Golden Four, mas considerando o percurso para lá de conhecido (já sei decor cada buraco, poste, árvore, radares da Politécnica e tudo mais...), desencanei. Acessei o site da CORPORE e fiz a minha inscrição.

Para quem não sabe esta corrida já é tradição no calendário da cidade e faz parte das comemorações do aniversário do município que neste anocompleta 459 anos.

São Bernardo do Campo é um município brasileiro do estado de São Paulo, na mesorregião Metropolitana de São Paulo e microrregião de São Paulo. A área total do município é de 408,45 km² e sua população de acordo com Censo do IBGE de 2010, é de 765.203 habitantes, o que resulta em uma densidade demográfica de 1.873,4 hab/km². A cidade detém esse nome em honra a são Bernardo de Claraval, santo patrono da cidade.
Localiza-se no alto da Serra do Mar, do planalto Atlântico, ocupa uma área de 408,45 quilômetros quadrados, e a altitude varia entre 60 metros do nível do mar, na junção do rio Passareúva com o rio dos Pilões (pé da Serra) até 986,5 metros, no Pico do Bonilha, no bairro Montanhão.
O clima é Tropical de Altitude com temperatura média de 20°C, tendo as estações do ano já relativamente bem definidas. Os verões se caracterizam pelo clima quente e úmido (com pluviosidade média de 248 mm no mês de janeiro), enquanto os invernos têm como característica temperaturas mais amenas e menor incidência de chuvas (pluviosidade média em torno dos 68 mm em Julho[8] com estiagens mais severas em alguns anos e umidade relativa do ar abaixo de 40%, devida ao fenômeno das ilhas de calor urbanas. Primavera e outono se caracterizam como estações de transição.

Voltando ao  assunto, para quem curte um desafio, esta corrida manda super bem, dá um bizú na altimetria:


Quer mais? Olha o percurso bacanudo!!!



Segue um texto descritivo* do percurso  lá do site da CORPORE que dá uma idéia dos desafiantes 21 Km: 

"A 10ª Meia Maratona de São Bernardo vem sem mudanças em seu percurso. A prova larga na Av. Kennedy em frente ao Ginásio Poliesportivo, onde os atletas encontrarão nos 1.300 metros iniciais uma avenida reta com um leve declive, deixando o início da prova bem rápido. No final da Av. Kennedy os corredores contornam a praça do Best Shopping, atingem outra vez a Av. Kennedy em sua mão contrária a da largada, uma reta que não exigirá muito esforço físico.

No final da Av. Kennedy os corredores viram à direita pegando a Av. Senador Vergueiro sentido ao Paço Municipal, uma reta com uma leve descida no final e, próximo ao Paço Municipal, viram à esquerda e pegam a rua Marechal Deodoro, no sentido contrário ao trânsito, uma reta com leve declive; virando à esquerda e pegando a Av. Prestes Maia os corredores encontrarão uma reta com leve aclive que vai se acentuando e dando a impressão de uma falsa reta, no final os corredores encontrarão uma subida de cerca de 500 mts até a av. Tiradentes, onde os atletas encontrarão uma grande descida.

Logo em seguida virarão à direita pegando a Av. Rotary, levemente declinada até a alça de acesso da Rodovia Anchieta, e seguem aproximadamente 2 Km em percurso agradável em uma auto estrada. Virando a direita, os corredores encontrarão uma grande descida onde pegarão a av. João Firmino, uma rua totalmente reta onde os atletas seguem pelo lado direito e pegam a Rua Cristiano Angeli, com uma subida de 800 metros com pequenos trechos de descida. Os diversos cruzamentos da Cristiano Angeli transformam a subida em um percurso menos cansativo. No final da Cristiano Angeli os atletas podem descansar um pouco, pois encontram uma grande descida, onde viram à direita pegando a Av. Robert Kennedy, uma rua levemente declinada que deixa a prova bem rápida, seguindo em frente até a Av. Piraporinha, com um leve aclive até se transformar em uma grande subida, onde provavelmente a prova irá ser decidida.

Terminando a subida da Av. Piraporinha, os atletas passam por cima da Anchieta pegando o começo da Av. Lucas Nogueira Garcez com grande descida no início e uma leve subida no final, virando à direita na Rua Banda (Igreja Santíssima Virgem) e virando à direita de novo na Av. Índico, contornando à direita e passando embaixo do Viaduto para entrar à direita e pegar a reta final da prova na Av. Kennedy, até contornar a esquerda para terminar a prova."

E aí, vai encarar??? As inscrições ainda estão abertas!!!

Dona D

3 comentários:

  1. Este ano ainda estou fugindo de provas com essa altimetria.
    Masssss em 2012 pode ser uma boa, pq vou iniciar minha saga de cabrita, morro acima. rsrsrsrsrs

    Beijão bem grandão!

    ResponderExcluir
  2. Ano que vem, quando a cidade completar 460 anos, e se você for corre ela pela quarta vez, eu vou contigo!!

    Boa prova!

    ResponderExcluir
  3. Oi. Adorei o seu blog. Corri nessa prova hoje e adorei, embora tenha feito só 5km. Quem sabe um dia chego na meia.

    ResponderExcluir