terça-feira, 29 de maio de 2012

E o que é que você anda ouvindo por aí???

Não estou falando das besteiras que a gente é obrigado a ouvir no dia-a-dia, e sim daquelas musiquinhas que rolam na sua vitrolinha enquanto está correndo...

Há que é contra, mas há quem é a favor.

Li o texto abaixo no UOL - Boa forma e achei bastante legal, dá uma olhada:

"Quem deseja otimizar o treino não precisa apenas investir em roupas mais leves e tênis adequados. A playlist que você escuta enquanto malha, corre ou caminha afeta, e muito, seu desempenho. Portanto, ela deve ser montada levando em consideração qual exercício você realizará e o bpm (batimento por minuto) de cada canção. É o que aponta o estudo de Marcelo Bigliassi, publicado na Revista Brasileira de Psicologia do Esporte.
Mas para montar uma listagem com músicas adequadas para a atividade é preciso selecionar as canções levando em consideração o gosto pessoal e o quanto a canção é motivadora. "A pessoa deve escolher uma música que ela se sinta confortável ouvindo e, caso ela não tenha como medir o bpm e avaliar se é uma boa escolha, o ideal é que ela tenha pelo menos o batimento próximo da sequência de passadas que ela dá", recomenda Bigliassi.
Não existe nenhum estilo musical proibido para se ouvir durante os treinos. Bigliassi indica acrescentar na listagem músicas que lembrem alguma recordação boa e revigorante. "É uma música que assim que começa a tocar estimula e dá um gás para que a pessoa continue fazendo a atividade", determina.
Ouvir música durante a prática de atividades é recomendado com base em estudos de processamento paralelo. "À medida que a pessoa faz um exercício ela foca mais no que escuta do que nas pequenas dores e no cansaço que a atividade traz", revela.
Músicas de caráter inspirador também podem ajudar a dar um ânimo para levantar do sofá e ir para a academia. "A Eye of The Tiger, trilha do filme Rocky Balboa, por exemplo, já foi alvo de diversos estudos, pois ela passa uma mensagem positiva e quando usada antes de praticar uma atividade apresenta melhorias nessa atividade", explica.

Medir o bpm

Diversos aplicativos podem ser baixados na internet para identificar qual o batimento por minuto de uma canção, mas ainda assim mostrar a lista ao professor de Educação Física é uma das melhores opções. "A pessoa deve procurar um profissional com conhecimento para se certificar se as músicas escolhidas são adequadas ao treino que ele realiza", destaca ele.
Uma música ideal para uma corrida de maior intensidade deve ter, em média, uma variação de 120 a 145 bpm. Já uma caminhada moderada, entre 115 e 125, enquanto uma caminhada leve deve ter até 100 bpm.
Ainda que escutar uma música com o bpm incorreto para atividade física possa afetar o treino, ela não traz nenhum tipo de prejuízo para o corpo. "Mas nem sempre ouvir uma música dessas é ruim, pois durante uma atividade a pessoa pode usar uma música não sincronizada, mas ter os batimentos cardíacos aumentados por essa canção ser motivacional e aumentar a ativação para a tarefa", pondera o autor do estudo.

Músicas diferentes para cada treino

Para quem treina musculação, mas não deixa o treino aeróbio de lado, o ideal é separar os treinos em duas playlists, pois cada exercício tem uma execução rítmica diferente. "A corrida tem uma batida, enquanto a musculação tem outra. Quando a pessoa está fazendo um treino de hipertrofia, uma música muito rápida sai da pulsação rítmica do próprio exercício e isso não é adequado", destaca Carlos Hernan Guerrero Santana, membro do Conselho de Educação Física de SP.
Bigliassi indica músicas motivacionais para os treinos de musculação. "É muito difícil sincronizar uma música com as repetições de cada exercício, teria que colocar uma canção muito lenta e o caráter motivacional fica perdido", alerta.
Para quem costuma fazer um treino de alongamento antes de iniciar outras atividades, essa playlist também deve ser composta de músicas diferentes e mais calmas."

E você, o que me diz? É a favor?

E qual é a música que embala a sua corrida?

Dona D

6 comentários:

  1. Eu gosto de ir no embalo da música dos outros, pois ai vou pensando neles. ASsim foram as playlists 26 milhas, desde 2010. PAssa ai o que está rolando na vitrola. Preciso montar a fodástica para a maratona.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu não escuto nada, só a minha respiração!
    Mas estou pensando em mudar isso no domingo, vamos ver se vou curtir.

    Beijão ... o moço da placa não mandou mais notícias :( chuinf

    ResponderExcluir
  3. Oi D,
    eu tenho mó preguiça de planejar issto, sequer sei baixar música da internet pro celular, risos...

    Beijos e gostei da matéria.

    Claudio Dundes

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente a música me irrita. Consigo ouvir só nos primeiros 5km. Depois já dá vontade de arrancar tudo. E eu arranco mesmo. Falar a verdade, nem tenho mais saído de casa com o mp3. Mas, baixa o ACDC - Iron Man 2! É ótimo! Controla o ritmo e a respiração.

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu nunca escuto nada! Enquanto todos tem i-Pod, I não pod! Kkkk. É que, como eu não enxergo direito, tenho que prestar atenção nos barulhos da rua para não ser atropelada, para não cair, etc. Daí, eu me concentro nas passadas e vou embora... a passos de tartaruga! Kakaka.
    Na academia, o professor sempre está ouvindo rádio e coloca no programa "Energia na véia"! Kakakaka. Escutamos tudo quanto é música antiga! E de vez em quando, a "véia" canta! Daí, é a maior gargalhada! Kakakaka.

    ResponderExcluir
  6. AHHH minha corrida sem música não rola, nem um km !!!

    Até disponibilizei uma playlist com algumas de minhas power Songs preferidas em meu blog, as duas primeiras tem cerca de 20 minutos cada uma !!!

    Se curtir dê uma olhadinha na aba playlist !! http://goo.gl/gt6Nw

    E muito obrigado por sua ilustre visita ao meu blog !!!

    Sucesso Sempre !!! \0/

    ResponderExcluir