quinta-feira, 22 de março de 2012

Você bebe água o suficiente???


Entra ano, sai ano e uma coisa não sai de moda: beber água faz bem para a saúde. Qualquer revista, livro, programa de televisão (aqueles que passam à tarde, sabe?), jornal e sei lá mais o que, são unânimes quanto a isso.


Como hoje é o dia da água, é sempre bom lembrar, né!



Agora, quanto à quantidade de água, a resposta habitual é "oito copos ou o equivalente a 2 litros" (sei que isso não é fácil, sem contar que toda hora a gente tem que ir à casinha...).

E você sabe que até existem aplicativos para lembrar-nos disso? Parece um Tamagochi (lembra disso???) dos infernos e o pior é que a gente sempre está em débito com a bagaça!!!



Durante uma atividade física, a taxa de transpiração é alta, variando de pessoa para pessoa e ambiente (e aí eu me pergunto como tem gente que sai da academia sem detonar o cabelo?).



Segundo as informações pesquisadas:

Ambiente quente e úmido: consome, em média, 1,2 Litros por hora de exercício Ambiente frio e seco: consome, em média, 0,303 Litros por hora de exercício. Dependendo do tipo de exercício e ambiente, um indivíduo pode perder até 2,5 L por hora. A temperatura ideal do ambiente para a prática de exercícios é, em média, 26 - 28ºC (9ºC acima da temperatura do corpo).

 



De acordo com o " American College Of Sports Medicine" a reposição de líquidos para quem pratica exercícios deve ser da seguinte forma:
  • 2 h antes do exercício: ingestão de 500 mL de líquidos (o duro é ir naqueles banheiros químicos antes da corrida! Vixe! Mas correr apertado ninguém merece...)
  • A partir de 1 h de exercício: 600 - 1200 mL de líquidos por hora de exercício
  • Hidratar a cada 15 - 20 minutos de exercício

Dica:

  •  Para quem não tem o hábito de beber água, carregue sempre uma garrafinha junto com você, não só quando for praticar exercícios físicos, mas também nas atividades do dia-a-dia. Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem que tomar água. Não vale ignorar a pobre da garrafinha e nem esquecê-la em algum lugar!!!

Ihhh, essa história toda me deu sede!!

Hasta a la vista!

Dona D

4 comentários:

  1. Tenho que beber mais água!!!!!Valeu a lembrança

    ResponderExcluir
  2. Vamos tomar muita água...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu bebo, sim, estou vivendo... rsrsrs. Bebi muita água hoje! Suei pra caramba também! E também fui pra casinha. Não tem jeito! Se não tomar água, a gente vira maracujá de gaveta, então... ainda mais com quase meio século nas costas, vixe! Kkkkk. E vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  4. Outro dia ganhei de presente do Felipe uma sessão de shiatzu... acho que é assim que escreve!!! E o tal do "massoterapeuta" (acho que é isso que o cara é) disse:
    "200 ml a cada hora!" Pensei comigo: "não vou sair da casinha nunca mais"!
    Cumpro o que dizem médicos e revistas... os 2 litros de água... mas cometo um erro grave! Odeio ir na casinha... me seguro pra caramba! :S

    ResponderExcluir