sexta-feira, 9 de março de 2012

Planilhas e mais planilhas...


E para você que pretende se embrenhar pelas entranhas das corridas, com certeza vai ouvir falar em planilhas ou provavelmente irá ter uma (eu já tive, não tenho mais, mas terei novamente...). Na verdade, se quiser levar o negócio à sério, tem que fazer direito e, claro, vai ter uma planilha...


Mas, para que raio serve essa bagaça?
  •  Conservar o ritmo correto e variar as passadas em alguns dias sem se perder nos diversos tipos de treinos que existentes.
  • As planilhas definem velocidade, distância e outras peculiares dos treinos diários, como por exemplo, as variações de ritmo e descanso (que também é importante).
  •  É um programa planejado, que leva em consideração disponibilidade de tempo, objetivo e a condição física de cada um permitindo um melhor resultado.
Geralmente os treinos se dividem:
  • Qualidade (tiros, intervalados, fartleks e outros) - trabalhos intensos, acima de 85% da FCM (Frequência Cardíaca Máxima), que auxiliam o corredor a aperfeiçoar o sistema cardiovascular.
  • Longos - permitem a melhora da resistência física, através de adaptações fisiológicas importantes para evolução do condicionamento.
  •  Variados (como subidas, educativos, propriocepção, entre outros) - servem para variação e forma de aperfeiçoar ao máximo a condição de cada um.
Já até sei... você deve estar se perguntando "E onde é que eu encontro isso?". Então, o melhor seria você procurar uma acessoria esportiva, um treinador ou até começar com aquelas aulas de corrida que muitas academias ofereçem. Sem contar que é muuuuuuuuito importante passar por um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Mas, na internet existem muitos sites especializados que ofereçem planilhas prontas (preste muita atenção, existem uma infinidades de planilhas. Não vá querer dar uma de espertalhão e já pegar uma planilha para treinar para uma maratona... respeite os seus limites. Sempre!):


http://revistacontrarelogio.com.br/materia/ganhe-velocidade-com-o-treinamento-fracionado/
http://fabionamiuti.hd1.com.br/planilha.html







No Mundo das Lulus adverte: toda atividade física deve ser realizada sempre sob orientação de médicos e treinadores. 

Dona D

5 comentários:

  1. Obrigado por mencionar a minha planilha, Ivana. Mas só lembro que ela não prescreve treinos, apenas registra e traz dados estatísticos dos que são feitos. Sou profissional de informática e não de educação física.

    Abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Com certeza! Indiquei alguns links que achei interessante. Você fez um bom trabalho!

      Abração!

      Excluir
  2. Oieee. Já decidiu se vai pro Rio em julho?

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Prazer em revê-la... por um segundo! Rsrsrs. Td ok? Faz um tempão que não nos vemos, né? Vai fazer a meia de SBC este ano também? Eu gosto daquela prova. Dá para tartarugar bem! Rsrsrs. Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir