terça-feira, 20 de março de 2012

O tic, tic, tac do meu coração...

Depois do tênis (claro!), o acessório que eu considero mais importante, é o frequencímetro ou também conhecido como monitor cardíaco (existem mais um monte de outros nomes).


 

Para quem não sabe, o “frequencímetro é um instrumento eletrônico utilizado para medição da frequência de um sinal periódico” (Wikipedia). Ihhh, não deu para entender nada, né!!! Tá bom, vou explicar melhor.
Os monitores são divididos em duas partes:
   • cinta peitoral (transmissor)
   • relógio de pulso (receptor)
E o que acontece??? Este receptor detecta o sinal ECG (batidinhas do seu coraçãozinho...) e o transmite através de uma onda electromagnética para o receptor, onde essa informação é digitalizada e exibida.
No mercado existem várias marcas com váááááários modelos. Desde o mais simples, até outros com GPS ou pedômetro. Eu utilizo o meu com GPS.
Mas para que serve afinal?Estes monitores são uma ajuda simples e bastante efetiva ao treinamento, porque executarmos o exercício, a frequência cardíaca vai subindo de acordo com a intensidade do treino. A informação permite-nos controlar o nosso desempenho durante o exercício, treinar num ritmo ideal, e o progresso pode ser acompanhado e medido, aumentando a motivação. Geralmente é possível receber um alerta sobre os limites de segurança máximo e mínimo baseados na nossa idade. 



Como é essa história de frequencia cardíaca? Segundo pesquisas (no caso as minhas), a intensidade recomendada para exercícios aeróbicos é de até 90% do máximo de seu ritmo cardíaco. Para melhores resultados nos exercicios aerobicos, o coração precisa permanecer neste ritmo por pelo menos 20 a 30 minutos.
Você deve estar se perguntando “E como calcular isso?”. Aêêê... Boa pergunta! Para encontrar a sua freqüência cardíaca máxima (FCM), subtraia de 220 a sua idade. Por exemplo, se você tiver 20 anos. A conta será: 
220 - 20 = 200. 
Se você tiver que treinar entre 60 e 75% da sua FCM, multiplique 200 por 0,6. O resultado é o limite inferior, ou seja, 120 batimentos por minuto. Agora, multiplique 200 por 0,75, para achar o limite superior: 150 batimentos por minuto. Isso significa que durante a atividade você deve manter a freqüência cardíaca ou o seu coração batendo entre 120 até 150 vezes em um minuto, aumentando ou diminuindo o ritmo conforme o batimento.


E cuide do seu coração! E não se esqueça sempre de consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física!


Dona D

3 comentários:

  1. E ai maluca!! Gostei da explicação!

    Tem anos que não uso. Treino por percepção de esforço. É um bom caminho para ir conhecendo o corpo...mas ele não vende frequencímetro, então os polares e garmins não gostam dessa abordagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dona D,

    Muito boa sua explicação. Sou novato nesse mundo de corridas e estou sempre acompanhando informações em sites de corridas.

    Abraço,

    PauloBH
    www.corridasdopaulobh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tb não uso frequencímetro. Prefiro ir pela percepção de esforço.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir