terça-feira, 11 de janeiro de 2011

E dizem que pouca chuva é bobagem....

E está chovendo... aliás, continua chovendo... muito... mesmo... o pior é que, segundo a previsão do tempo (há quem ainda acredita nisso), amanhã vai chover ainda mais!!! E dá-lhe água!!!!


Isso que é começar o ano de molho!!!! kkkkkk

Claro que com esse montão de água caindo do céu, a corridinha na rua já era... mas ainda bem que inventaram as esteiras, né!!! Os prejudicados que me perdoem, mas eu preciso dizer uma coisinha, dormir ouvindo uma chuvinha é muito bom!!!

E esse montão de água me lembrou de um assunto daqueles muuuuuuito importantes... olha só, o que molha mais, correr ou caminhar na chuva? E se você ficar parado? Você está rindo, né!!! Gracinha!!! Mas isso é um assunto sério, que até pode ser explicado científicamente! Então, vou dividir a explicação em cenários:


 
Cenário1. Cara parado na chuva sem vento (Não sei porque alguém iria ficar parado na chuva... mas vamos lá!)

 
Nesta situação, as gotas caem em linha reta sobre ele e aí ele só molhará a cabeça e os ombros (se for menina, vai estragar toda a chapinha...). Mas é claro que se ficar muito tempo parado a ação da gravidade fará a água escorrer pelo corpo de cima para baixo e aí vai acabar ficando todo molhado... neste caso é melhor sair correndo, pois a chuva vai atingir apenas a parte da frente do corpo e as costas irão ficar mais secas.

 
Cenário 2. Cara parado, caminhando ou correndo na chuva sem vento

 
Se partir do princípio que a quantidade de chuva que cai será a mesma, se a chuva estiver caindo em em linha reta, não vai fazer a mínima diferença. Ela vai se molhar de qualquer jeito.

 
Cenário 3. Cara correndo na chuva sem vento

Neste caso, quando o cara corre, o seu deslocamento fará com que a chuva, apesar de continuar caindo em linha reta vai incidir de forma inclinada. E aí, a área atingida será muito maior: peito, pernas, braços e rosto. Fica-se ensopado mais rápido.

 
Cenário 4. Cara correndo na chuva caindo de forma inclinada

 
Vixe!!! Nesta situação, o infeliz vai se molhar de qualquer jeito... porque quando se corre, a velocidade relativa aumenta, então, a vazão de água aumenta e a pessoa se molha mais...

Cenário 5. O cara mora em São Paulo... Ihhhh, com certeza em algum momento ele vai tomar um baita aguaceiro na cabeça. Sem contar com a possibilidade de ter que sair nadando no meio da enxurrada!!! Deus que nos proteja!!!

Cenário 6. O cara tem uma inscrição para uma prova e está uma baita chuva... Qual a sua resposta?

 
   a) Bora pra chuva!!!!! Correr é sempre bom!!!
   b) Puts! Não saio nesse tempo nem a pau!
   c) Agora que paguei, não quero saber!
   d) Para mim tanto faz! (Assuma que você vai se molhar e pronto!)
   e) Eu não sou pato!!!
   f) Correr na chuva me faz retornar à infância.
   g) Eu??? Molhar o meu tênis!!! Tá brincando, né!!!
   h) NDA. Qual?

Mas é isso aí!!! Se você vai sair para uma corridinha básica é bom você tomar alguns cuidados básicos:

  • Faça um bom aquecimento antes da corrida. Não só neste caso, mas sempre!!!
  • Meia molhada dá uma baita zuada nos pés... tente evitar ficar correndo com os pés molhados por muito tempo se não quiser ficar cheio de bolhas.
  • Higienize e seque bem os pés após a atividade. Os tênis também! E nada de colocar os coitados para secarem atras da geladeira, hein!
  • Fique o menor tempo possível com a roupa molhada. Aquele papo de friagem é sério!
  • Evite treinar em locais descampados, pois você pode se tornar um belo pára-raios.
  • Não deixe de se hidratar bem, mesmo que não sinta sede.

 Quanto às enchentes, é sempre bom ficar atento:
  • se estiver em local de risco e perceber que está vindo uma daquelas tempestades, não fique zanzando por lá.
  • se está parado no trânsito e perceber que está começando a encher, meu, caí fora! Não vai ficar lá para ver o quanto vai encher...
  • se encheu, evite ao máximo ficar andando por essa água. Não vai querer pegar uma doença!
Ainda tem mais, você está fazendo a sua parte ou está reclamando (sabe como é, o ser humano adora uma reclamaçãozinha...)?  Não quero entra em um daqueles assuntos eco-chatos, mas se cada um fizer a sua parte... no minimo se já não jogar o lixo nas ruas já estará contribuindo...

Vixe!!! Me animei!!!

Dona D
(com saudades dos amigos...)

 

 

16 comentários:

  1. Oi Ivana. Para a chuva e as corridas tenho minhas decisões já tomadas. Se for treino e estiver chovendo não saio de casa. Se ja estiver correndo e a chuva começar, acabo o treino. Se for prova e estiver chovendo antes de sair de casa, vai carecer de um telefonema para saber da animação dos amigos. Mas se for maratona e eu estiver inscrito pode chover canivete que levo minha bainha pois nem o capeta me tira da largada. Abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  2. Que chuvarada é essa hein menina !!
    Aqui em Volta Redonda ., tb ta caindo agua pra caramba !!
    Estava marcado um passeio com minhas meninas na Ilha Bela - SP.,
    Nem Vamos !!!deixa pra próxima ..

    Bons treinos ai amiga !!

    Romildo freitas

    ResponderExcluir
  3. Ivana,
    Correndo com a ACORJA não tem tempo ruim que atrapalhe o treino. Mas, sozinho, fica difícil de sair da cama, aquecer e depois se molhar.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro chuva.... na Segunda feira, no meu treino da noite, apenhei chuva, uma certa hora era tanta que os carros tinham que parar, e eu ali, nas ruas de Lisboa as 22 da noite, como um aventureiro numa cidade sem pessoas, por causa da chuva... Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivana,

    Ichiiii...tá feia a coisa por ai né?! Fiz as contas e a chuva começou no dia em que viemos embora. Segundo o Vinicius é SP chorando pela nossa falta...rs.

    Na segunda-feira tb tomei o maior chuvão na cabeça. Estava no início do treino e resolvi não parar. Resultado: tênis ensopado, roupa tb e a chapinha (não preciso disso), mas o cabelo tava muito molhado.

    Bjos,
    Dani
    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Com chuva ou sem chuva eu corro, tenho q voltar apara casa...kkkk Bons treinos guerreira.

    ResponderExcluir
  7. Ivana... a chuva não quer dar trégua mesmo. Aqui ela não páááára também! Hoje que tá sequinho ainda, já armou o tempo e deve começar logo logo. Então, aproveitamos a esteira, né?
    Mas... em relação à sua pergunta... corro na chuva se já tiver no meio do treino e se for uma prova, só se valer a pena mesmo pra encarar a chuva. hehehe Mas... quem encara um solão quente na peruca, pode encarar também uma chuvinha básica, né? Desde que não seja um "toró" daqueles de acabar o mundo, né? hehehe
    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. oi!!!

    "deixa chover
    deixa a chuva molhar" kkkkkkkkk

    hoje estava na metade da minha corrida, e torcendo pra que chovesse, só pra dar uma animada no treino kkkkkkkkk

    a chuva não me segura;)

    beijão!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Essa enquete sim é facil de responder. Aquelas das desculpas eram dificeis, porque a verdade sempre dói dizer em público. E eu fico com um vergonha, pior que a do Felipe.


    La vou eu.

    Cenário 6. Já que tem de responder uma eu clicaria em Já que paguei, vou de qualquer jeito.

    Sobre treinar na chuva. Depois que descobri a vazelina sólida, eu emplasto os pés e fico sossegado, pode chover.

    É que em janeiro de 2010 fui querer dar uma de macho e depois de quatro dias consecutivos de chuva ininterrupta meus pés quase desmancharam. Fiquei traumatizado. Mas em abril eu segui a dica da vazelina e virei macho de novo. risos.

    Um grande abraço amigo Claudio Dundes da "Cia Ex-sedentario" Parceirão Baleias.

    ResponderExcluir
  10. O post, como sempre, ficou demais! Esse mesmo, com muito humor! Adorei. Vamos lá então...o estudo científico é deveras importante, daqui para frente então, devo ficar parado, tipo estátua!? Farei isso e entro em contato com você...quanto ao cenário número 6, um misto de respsta 'a' com a resposta 'c'!! Mas se fosse treino eu gazeava...mas você não respondeu quais suas alternativas Mister M....Agora o lance ali do Cláudio me deixou preocupado...era macho, deixou de ser macho, voltou a ser macho...e com vaselina no meio da parada....meu, o cara nasce macho ou não!!! O Cláudio acho que escamoteia!!
    Saudade de todos vocês viu, nostalgia...
    Beijos Mister M!!

    ResponderExcluir
  11. Tia D.

    Pode complementar comentário?

    É que eu falei de vazelina sólida nos pés. E isso merece uma explicação.

    Existe a expressão cada louco com sua mania. E eu esqueço, às vezes, que eu sou o Rei das manias.

    Emplastar o pé com vazelina para fazer um treino de até uma hora num dia lindo de sol, sem nenhuma poça no caminho. É algo horrível. "Não tentem em casa, crianças." É que eu prefiro o desconforto dos pés melecados à aquele pensamento neurótico repetindo na minha cabeça: "e se chover, como fica meu treino longo".

    Cada louco com sua mania.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivana!!!
    Belo post!!! Bem humorado e bem oportuno!!! Caramba, como chove!!!Posso colocar mais um cenário???
    Cenário 7: Correr para “fugir” da chuva e ter que parar numa esquina para esperar o trânsito passar. Aí vem um ônibus a toda velocidade e passa sobre uma poça d’água e te echarca com toda aquela água suja...rss
    Acho que essa opção é que molha mais. É água que vem de cima e... por baixo ...rsss

    No calor, correr na chuva é muito bom. Bem refrescante!!! Mas no inverno, tenho que pensar muuuuito. Haja coragem!!!..rss
    Quando corro na chuva, eu procuro evitar áreas alagadas por causa das possíveis doenças que podem causar (p.ex.:Leptospirose – xixi do rato). A rua estando transitável, blz!!

    Com relação ao post anterior – S.Silvestre (desculpe-me a demora!!)
    O post ficou sensacional!!! Desde o processo de criação da Esmeralda até a logística para levá-la para a hotel/corrida (ocupou bastante espaço no porta-malas, hein..rss). Foi uma surpresa enorme ver a Esmeralda na Paulista. Bela surpresa!!!
    Foi incrivel correr ao lado das MENINAS SUPERPODEROSAS (você, Elis e Pri), ou melhor, do QUARTETO FANTÁSTICO (vocês, mais a Dani).
    Pensando bem.... SUPERAMIGOS (todo mundo!!!) A energia e alegria de vc’s são contagiantes. Foi muuuito legal correr ao lado de todos e, também, escoltar o “Guardião da Esmeralda”. O Claudião surpreendeu com a fantasia. A Esmeralda fez sucesso!!!
    Que festa incrível!!! Fiquei muito, muito feliz por ter tido a oportunidade de participá-la
    Vocês são fantásticas!!! A equipe é D+!!! Valeu!!!
    Bjs
    Enio - BALEIAS/SP

    ResponderExcluir
  13. Oi IV!!! Muito bom!!! KKKK

    Cara eu to com apenas 1 par de tênis, o resto está em Araraquara( casa) e com essa chuva, to ferrada!! Ainda bem, que volto bem sussa nos treinos... e quando chove o negocio é segurar as garras no chào para nao tomar um pial!!! Eu continuo o treino, porém se tiver muito perigoso caio fora!!!
    Saudades de ti tb!!!!

    beijocas!!

    Pri

    ResponderExcluir
  14. Oi Dona D.
    Esse negócio de chuva não é fácil não, corri um dia na chuva, o tênis molhou, mas no outro dia, fui de esteira mesmo!
    Aqui no Paraná até que não está tão ruim para correr, o tempo segura um pouco e dá pra gente sair na pista.
    Bons treinos de esteira ou na pista!
    Marluce

    ResponderExcluir
  15. Oi Ivana!!! Adoro responder perguntas rsrsrsrsrs

    Fico com a opção A. Se for dada a largada na prova eu tô dentro.

    Se for um treino eu não vou pra chuva mas se ela cair enquanto corro e não for um temporal eu fico.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  16. Dá preguiça e eu reluto um pouco.
    Mas depois que começo o treino, termino querendo mais chuva :D

    ResponderExcluir