quinta-feira, 16 de setembro de 2010

São Silvestre. Enquanto as inscrições não abrem...

De acordo com o site http://www.yescom.com.br/saosilvestre/2010/portugues/index.asp, "As inscrições estarão disponíveis a partir dos dias 16 e/ou 20 de setembro.". Meu, dá até uma ansiedadezinha, já que correr a São Silvestre é um sonho que venho cultivando há muitos anos.


A Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua no Brasil que se realizada todos os anos na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro.

E sabe por que se se chama São Silvestre??? Hã? Alguém??? Hummm... então senta que lá vai a história! Nascido em Roma, São Silvestre foi o Papa que governou a Igreja de 314 a 355 d.C., ano em que morreu, justamente no dia 31 de dezembro. Ah, e também foi nesta data que a Igreja Católica escolheu para canonizá-lo.


Mas este Santo não morreu queimado, flechado, estropiado ou coisa do tipo, como vários outros Santos, muito pelo contrário. Então o que foi que ele fez??? Você deve estar se perguntando... Pois é, ele organizou a igreja católica e estabeleceu políticas de boa vizinhança com o Império Romano, já que este estava azucrinando os caras já faziam uns 300 anos!!! Haja paciência!!!

Explicando melhor, em seu pontificado, Silvestre I estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares colocando a Igreja em um novo contexto social e político, e criou um entendimento entre o clero e o Estado. Com o edito de Milão (você já deve ter ouvido falar na escola...), o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, que na época era governado por Constantino Magno, e isso fez com que os cristãos pudessem professar abertamente sua crença e a Igreja saísse do período de perseguição que já se arrastava, como já disse, por 300 anos.

Mas uma das grandes realizações do papa Silvestre I, foi o concílio ecumênico de Nicéia, em 325, que definiu a divindade de Cristo (olha aí!!!). O curioso é que a assembléia foi convocada pelo próprio Constantino (rapaz instável!), o que mostra sua influência nos assuntos eclesiásticos.

Olha ele aí, genteeee!!!

Ah, Silvestre I ainda construiu as basílicas de São Pedro (sobre o túmulo do apóstolo) e de São Paulo.


Voltando à prova... tudo começou quando o jornalista Casper Líbero teve a idéia de criar uma corrida para promover o seu jornal Gazeta Esportiva (promoção que rola até hoje!!!).
 
A primeira prova foi realizada em 31 de dezembro de 1925 e NUNCA deixou de ser realizada, nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial!!! Bacana!!!!


Claro que no inicio era restrita a homens e cidadãos da cidade de São Paulo. Com o passar dos anos corredores de outros estados foram aceitos ao evento, mas só em 1941 a corrida seria vencida por um corredor de fora do estado de São Paulo: José Tibúrcio dos Santos, de Minas Gerais. Entretanto, ainda nesta época, a participação de estrangeiros era proibida (ah, mas... a regra proibia a participação de estrangeiros, mas não impedia a participação de estrangeiros residentes na cidade de São Paulo (Hã?)... e nessa história toda o italiano Heitor Blasi, foi o único estrangeiro a vencer a prova antes de 1947).

Em 1945 foi liberada a participação de estrangeiros, mas apenas para corredores convidados provenientes de outros países da América do Sul. Com sucesso das duas primeiras edições internacionais, a organização liberou geral!!!! Uhu!!! Claro que era só liberado para o Clube do Bolinha!!!

Aí, em 1975 quando as Nações Unidas declararam este ano como o Ano Internacional da Mulher, a prova foi liberada para as meninas... demorô!!!!

Este ano estavam cogitando em tirar a São Silvestre da Av. Paulista... NÃÃÃÃOOOOOOOO!!!!! Acreditam nisso!!! Mas... pelo site da corrida não mudou... ufa!!!!


Abrindo as inscrições eu aviso!!!!

Quem vem!!!!

Dona D


P.S.: Lembra da pergunta que não quer calar??? ´Só para dar uma lembradinha... Como anda o seu alongamento??? Você alcança o seu pé??? Ou está dificil??? Ahhh, mas agora eu quero ver! Manda a sua foto alongando para mim (nomundodaslulus@gmail.com)! Quero fazer um mosaico com fotos de todo mundo alongando!!!


Fontes: Wikipedia, http://www.saosilvestre.com.br/2009/?opc=galeria&opc2=2009

6 comentários:

  1. Nós tb estamos no aguardo da abertura das inscrições da SS.
    Aiaiaiai...estou te devendo a foto da minha falta de alongamento né? Eu te mando sim.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Ano passado estive lá, Dona D, pela primeira vez! Foi muito bacana participar desta "festa, que parece até uma corrida"... hehe
    Vale a pena sim!

    Ainda não decidi se irei este ano... a prova é show, mas a data e horário são bem cruéis, né...

    Abraço,
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir
  3. Dona D,
    Tem uma observação capciosa no site da S.S., a de que a largada PODE ser transferida para o Ibirapuera a "critério da organização"...
    Pode reparar...
    Boa SS para nós, então !
    Valeu!
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. Ah ... foi legal saber mais sobre a prova São Silvestre, quem sabe ano que vem eu participo, esse ano, devida algumas prograções familiares não dar...
    Muito bom o post...
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  5. Mister M, obrigado pela aula de história! E nem sabia a origem do nome da prova, mandou bem demais! Eu vou né, para infelicidade da nação...e dos quenianos, porque eu vou para fazer tempo cara!! Já estou vendo hotel e tudo mais, com as dicas da Dani (correndo e emagrecendo). O problema é que eu sou envergonhado, tímido, mas vou tentar superar...para mim é mais fácil correr 15km num sol de torrar do que estar no meio de milhares de seres humanos!!!

    Valeu!!

    Felipe

    ResponderExcluir
  6. Opa, estarei aí se Deus quiser para a minha 5ª São Silvestre. hehe
    Bjinhus.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir