terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sombra e água fresca

Isso não quer dizer que estou na sombra e nem com água fresca... mas estou sim, mais tranquila nos meus treinos por causa das minhas lesões.  :(



Corro um dia, fico dois dias OFF (sem correr. Isso não quer dizer que não faço outra coisa...), corro de novo e assim por diante. Hoje por exemplo devo jogar squash e dar uma corridinha... não é o dia OFF!



Mas isso tudo começou porque ouvi a palavra Overtraining do ortopedista e não vi nenhuma piada nisso. Não tinha e não tenho a mínima vontade de parar, mas sendo sensata achei melhor desacelerar. A verdade é que a gente tem que dar um descanso ao nosso corpitcho.

Mas aí vem a pergunta massacrante, como não se sentir culpada com um dia de folga? Hã? Hã?


Que recuperação do corpo entre os treinamentos é importante, isso ninguém discute. O descanso é necessário para que os músculos possam se reparar, reconstruir e fortalecer. E também para melhorar o treinamento, é necessário encontrar o equilíbrio certo entre treinamento e recuperação.


E você já deve estar se perguntado “O que acontece durante a recuperação?”... boa pergunta!!!!

Construindo o tempo de recuperação em qualquer programa de treinamento é importante porque justamente este tempo é quando o que o corpo irá se adaptar ao estresse do exercício. Essa recuperação também permite que o corpo possa repor os estoques de energia e reparar tecidos danificados. Exercício ou a qualquer outro trabalho físico provoca alterações no organismo, tais como a dissolução do tecido muscular e queda dos estoques de energia (glicogênio muscular).


O tempo de recuperação permite que estes fatores sejam reabastecidos e permite a reparação dos tecidos.


Sem tempo suficiente para reparar e reabastecer, o organismo continuará a "estressado" com o exercício intensivo causando o tal Overtraining.


Vivendo e aprendendo...
 
Agora falta pouco para o Rio de Janeiro!!!!
 
Dona D.

10 comentários:

  1. É BOM VARIAR GUERREIRA !!!! BONS TREINOS E BOA RECUPERAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivana! Overtraining! Que chato! Mas descanso também é treino, viu? Vá com calma! Para vc fazer a sua tão esperada meia do RJ, tem que estar 100%! Vc merece! Bjs e boa recuperação!

    ResponderExcluir
  3. oi, dona d!!!

    estou na torcida para que você se recupere logo!

    geralmente não me sinto culpada com os dias de folga, porque folga também faz parte do treinamento...
    além do que descansar é bom demais, e importante, como você mesma explicou;)

    o bom é que você pratica outra atividade, como squash ... aí é que dá mesmo pra melhorar o condicionamento e tirar uma folguinha da corrida!

    boa sorte lá no rio!!!
    aproveita e traz um tantinho de brisa de mar pra gente;)

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Dona D,
    Aproveite a folga forçada e fique bem, pois a Meia do RJ já é domingo e quero ver o melhor post de corrida que você já fez, cheio de detalhes.
    Também estou tentando economizar, mas juro que estou com uma vontade danada de sair correndo por aí.
    Ô vício bom!
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É isso ai Ivana! Temos que ter este dia D (rsrsr), descanso!! Eu tenho uma dor estrutural, que me acompanha e nao tem mais jeito, que são as benditas canelites. quando eu repouso, elas agradecem.. dessa forma eu consigo mnater uma sequencia de treinos , descansando dois dias na semana. E como a gente não consegue ficar parada, acabo fazendo um alongamento em casa rsrsr

    Tudo de bom para ti, uma ótima corrida e se prepare para nossa prova de revezamento, vamos nessa, eu, vc e elis para Maresias em outubro??

    bjs, pri

    ResponderExcluir
  6. Olha adorei ler seu texto e me arrependo um pouco das loucuras que fiz e que me deixaram atualmente com problemas em meu joelho esquerdo.
    As coisas tem de serem feitas com calma e sempre respeitando muito a idade e a condição física.
    Vc está certíssima e de parabéns!
    Um grande abraço
    Marildo Nascimento
    www.4corredores.com.br

    ResponderExcluir
  7. É isso ai Ivana, descanso tb é treino e tive que aprender isso na marra. Um pouco antes de sair de férias adquiri uma canelite e a provável causa foi excesso de treinos.
    Eu vi no blog Baleias que agora vc tb é uma Baleia...PARABÉNS.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  8. Oi moça!
    Desculpe a invasão no seu blog, mas me apaixonei pela forma como voce é animada totalmente alto astral, e estou te seguindo. Tenho muita amizade com o pessoal da equipe baleias são mesmo maravilhosos e voce tem o espírito da equipe. Olha também sou corredora não tenho muita experiência e vou para minha primeira meia maratona. Estou com fé que vai dar tudo certo. Tenho uma comunidade no orkut chamada Loucos Por Corrida, se tiver orkut entre lá o pessoal vai adorar conhece-la. Desde já um grande abraço pra voce e boas corridas!!
    fique com Deus

    ResponderExcluir
  9. Opa!

    Estreando comentários no seu blog!
    Valeu pelo comentário no meu!

    Já ouvi antes essa palavra de um ortopedista, logo no começo e fui reduzindo algumas coisas. Mas ficar "parado" me deixa mais estressado do que ficar correndo mancando... kkk

    Aproveito meus dias de descanso da corrida para fazer bike na academia! Pelo menos o corpo agradece...

    Esse nosso vício por corridas e endorfina, sei não... kkk

    Abração
    @lucasandradeti
    http://varapido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É isso ae Ivana! Nada de sobrecarregar. Se cuida. Continue treinando, mas devagar e sempre, que é o mais importante!
    Um grande beijo e parabéns pelo novo lay do blog. Gostei muito!

    ResponderExcluir