sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pra onde tenha Sol, é pra lá que eu vou...

Mas não vou me esquecer do protetor solar como muita gente tem feito...

Para quem não sabe, o que eu duvido, Protetor Solar é aquele creminho branco (há quem chame de meleca) que a gente passa antes de se expor ao sol.


Outro li uma reportagem que segundo "as estatísticas da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, organizada há 11 anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), revelam que o brasileiro não se protege adequadamente do sol: 70% dos entrevistados afirmaram não usar nenhum tipo de proteção solar nem mesmo quando vão à praia. Os dados são alarmantes, uma vez que o Brasil é um país tropical com grande incidência de raios solares durante o ano inteiro.".


E hoje pela manhã ouvi uma notícia que dizia que o Câncer de Pele atinge mais homens brasileiros que tumor de próstata. Vixe! Na verdade não me admira, afinal em uma sociedade que é um tanto quanto machista, os homens tem preconceito de aplicar o creme, pois acham que creme é coisa de mulher...




O fato é que os homens estão se descuidando. Essa notícia deve servir como um alerta para uma mudança de hábitos urgente. Aquele visual “explodiu o forno lá de casa” e nem aquele pescoção vermelho, não está com nada!!!


Meninos, existem muitos cremes com a embalagem azul!!!


O alerta vale para homens e mulheres. O câncer de pele é o mais comum no Brasil, corresponde a 25% de todos os tumores malignos. Ele é mais comum em quem tem mais de 40 anos.


Estudos recentes mostram que devido à exposição solar, os corredores apresentam maior risco de câncer de pele, em especial o melanoma. Devemos ficar atentos já que grande parte dessa incidência deve-se ao descuido do atleta à proteção solar. A gente tem que cuidar, né!

A melhor maneira de evitá-lo é mesmo a prevenção: pratique corrida enquanto o sol estiver menos intenso. Deve-se evitar o sol nos horários mais críticos, entre 10 e 16 horas. Procure lugares para treinar onde tem sombra ou área coberta. Nuuuuunca se esqueça do filtro solar: os melhores seriam os com fator de proteção 30 e resistentes à água. Nenhuma área exposta deve ser esquecida e devem ser reaplicados a cada 2 horas.

Outro cuidado recomendado é o uso de roupas apropriadas (existem algumas inclusive com fator de proteção solar) e óculos adequados. A leitura e observação das orientações contidas nas embalagens destes produtos é muito importante, pois a maioria dos corredores economizam bastante utilizando aproximadamente 30% das quantidades recomendadas de filtro solar, não garantindo a proteção necessária.

Vale lembrar que o mais importante é estabelecer uma rotina de proteção não achando que somente por estar nublado, ser inverno ou que o treino será curto que não há necessidade de cuidados especiais.


Então vou deixar uma pergunta, como é que você se protege?


Dona D

Power song de hoje: Macho Man (Village People)

7 comentários:

  1. oi, ivana!

    com protetor solar e boné...

    já vi que o seu já está na mala, né, pra levar pra meia do rio;)

    parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivana, já estou de volta das férias.
    Eu tb me protejo e muito...uso boné, protetor solar fator 50 e qdo retorno do treino sempre reaplico, qdo não carrego comigo e na paradinha pra água eu passo mais um pouco...rs. Eu me "bisunto" mesmo.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Eu? Passo protetor, uso boné (vc está de prova!), fico olhando pro chão... rsrsrsrs. Pois é, pra fugir do cancer , vale tudo! De novo, não!!! Sai, xô! Rsrsrs. Bons treinos! Boa proteção!

    ResponderExcluir
  4. Com minha vida interia na praia, confesso que vim me proteger a pouco tempo...kkkkk Bela dica guerreira, bons treinos !!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivana, obrigado pela visita e também estou acompanhando o seu blog.
    Boas provas e bons treinos.

    Renato

    ResponderExcluir
  6. Ivana,
    Sempre me cuidei utilizando filtro solar e chapéu. Não sou adepto das praias e, mesmo assim, já tive câncer de pele três vezes. Valeu pelo alerta em seu blog.
    Gilmar
    Veja o nosso "longão" de luxo em:
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivana, passei para conferir seus post, e dizer que gostei do novo digner...
    \o/ eeeeee
    simbora treinar
    simbora correr
    \o/ MoVe
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir