terça-feira, 3 de agosto de 2010

Roteiro corrístico pelo centro de São Paulo...

Já vou avisando que este post vai ser comprido!!!! Então aí vai a primeira parte!
Já que no dia 8 de agosto acontecerá a já tradicional e charmosa XV Corrida Corpore Centro Histórico, pensei, "E por que não apresentar o centro da nossa cidade para toda gente?" afinal esta prova dá a possibilidade de correr, desde a largada e durante todo o percurso, por lugares tradicionais e pontos turísticos da cidade de São Paulo.

Como este blog também é cultura... aí está um pouquinho de São Paulo para toda a rede.

A largada será na Rua Líbero Badaró quase em frente ao Edifício Sampaio Moreira. "E...", você deve estar pensado... Pois é, concluído em 1924, foi o primeiro "arranha-céu" de São Paulo, com 13 andares, porão e ático, e seus 50 metros de altura. Este edifício rompeu com os padrões horizontais das construções  inspiradas em linhas francesas, ornamentadas, para as linhas americanas, verticais. Ele está super em conservado e lá se localiza um dos patrimônios comerciais da cidade, a tradicional mercearia Godinho, famosa pelo excelente bacalhau norueguês que comercializa, além de vinhos, destilados, azeites, compotas, entre outros. Preços bons...
Dá uma olhada que espetáculo!



Chegando no Viaduto do Chá, junto a Praça do Patriarca, encontra-se o Palácio do Anhangabaú, ou mais conhecido como a sede da prefeitura da cidade de São Paulo, ex-Banespa. Na cobertura deste edifício se encotra um jardim fantástico com espécies raras vindas de outros países.


Aí logo encontramos o famoso Viaduto do Chá. Primeiro viaduto da cidade inaugurado no dia 6 de novembro de 1892! Embora este tenha sido planejado em 1877 e os trabalhos começaram em 1888... Sabe o que aconteceu??? Como sempre tem a galera do contra, os trabalhos foram interrompidos um mês depois do inicio, por causa da resistência dos moradores da região, entre eles o Barão de Tatuí, que iria ficar sem sua casa pois seria uma das desapropriadas.  Até o dia em que a galera a favor botaram a mão na massa! Armaram-se de ferramentas e atacaram uma das paredes do sobrado onde o Barão vivia, forçando-o a se mudar. Aí a construção do viaduto foi retomada em 1889, com estrutura metálica vinda da Alemanha. No dia da inauguração caiu uma baita chuva acabando com a grande festa que estava acontecendo.
Além de ser o primeiro viaduto, foi o primeiro pedágio!!!  A Companhia Ferrocarril, cobrava três vinténs de pedágio de quem atravessasse o rio Anhangabaú pelo viaduto!!! A outra opção era atravessar o rio a nado ou de barquinho!


Atravessando o viaduto, encontramos o Teatro Municipal... e quem é que nunca viu uma imagem do nosso teatro? Hã? Mas, aposto que muita gente nunca entrou lá!!!


Com o seu estilo arquitetônico eclético, muito na moda na Europa desde a segunda metade do século XIX (estilos Renascentista, Barroco do setecentos e Art Nouveau) foi construído pelo escrtóio de Ramos de Azevedo  e sua inauguração que estava marcada para 11 de setembro de 1911 foi adiada um dia... Afff!!!
Lá aconteceu a famosa Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.


Contornando o teatro, entramos na 24 de maio. E o que tem lá??? Alguém???


Foi fundada em 1963, com o nome de Shopping Center Grandes Galerias e hoje é possível encontrar o maior sincretismo (sempre quis usar essa palavra...) tribal-musical. Quem já sabia???

Let's rock!!!!

Pois é, a Galeria do Rock possui mais de 400 espaços comerciais, mais de 300 são lojas, sendo dividida em Hip-Hop no Subsolo, Skate e produtos mais populares no térreo, Rock nos Primeiro, Segundo e Terceiro Andares e Silk Screen e estamparias em geral nos terceiro e quarto andares. Possui também salas de tatuagens.

Bem, vou parando por aqui antes que fique chato!

Amanhã a gente continua a partir da esquina mais famosa da cidade.

Dona D




7 comentários:

  1. Olá Dona D,

    Muito interessante o seu post! já estou à espera do próximo ;)

    Boas corridas,
    António

    ResponderExcluir
  2. oi, dona d!!!

    que legal!!!!

    estou adorando seu post!
    aguardo ansiosa a continuação!

    quando, na hora da corrida, eu estiver passando por cada um desses pontos que você citou, vou lembrar da aula, e reviver nosso passeio no sábado;)
    obrigada pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sampa!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Chato?? Tava bom demais! Aguardando mais infomações. Muito boa essa sua tour virtual, repleta de ótimas dicas e informações. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Olá Dona D., estou na turma que aguarda as novas informações culturais da Terra da Garôa. Gostei muito. Interessante também o primeiro momento da cultura do pedágio que é tão forte por aí. E provavelmente quem atacou o Barão foi o Movimento dos Sem Viaduto (MSV).

    ResponderExcluir
  5. Que Legal... fotos de lugares muito bonito...
    OBS: O ENDEREÇO DO MEU BLOG MUDOU
    http://marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tenha certeza que para um blogueiro que adora corridas, um post longo, bem escrito, é fantástico. Pena que parou na esquina.
    Grande abraço!
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O post tava fantástico.
    É bom conhecer lugares onde eu só posso ver pela TV.
    Eu nem queria mais parar de ler. Mas acabou, fazer o que? rsrs
    Vou para o outro, logicamente... hehe
    Bjinhus e tudo de bom...


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir