quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Roteiro corrístico - A missão continua!!!


Como disse o Gilmar Farias (fotocorridagilmar.blogspot.com), eu parei na esquina! E como é impossível estar aqui e não cantar a música...

"Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas"




Em 1978 este cruzamento (das avenidas Ipiranga e São João) se transformou em um dos pontos mais famosos da cidade de São Paulo, especialmente do centro da cidade. Graças a quem??? Ao Caetano Veloso que gravou a música "Sampa". A verdade é que ele conseguiu poesia em um local bem decadente na época...

É neste cruzamento que se localiza o Bar Brahma. Ambiente bstante agradável e o preço um tanto quanto razoável...olha a gente lá!!!




E é neste cruzamento é possível avistar  o edifício Altino Arantes mais conhecido como Torre do Banespa. Por acaso você já esteve lá em cima??? Well, este edifício é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, onde é o 3º mais alto da cidade e o 4º do Brasil (há controvérsias...). Começou a ser construío em  1939, para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e foi inaugurado em 1947. Durante mais de uma década foi o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960. Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque (brasileiro adora imitar gringo!!!). Logo após a inauguração, na década de 1940, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo!!!






Chegando na rua Xavier de Toledo, encontrmos a Praça Dom José Gaspar onde se localiza a imponente Biblioteca Municipal de São Paulo, a "Biblioteca Municipal Mario de Andrade" (considerado um dos marcos arquitetônicos do estilo art déco na cidade). Foi fundada em 1925 e  consolidou-se ao longo dos tempos como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras.




Lá encontramos o segundo maior acervo documental e bibliográfico do país (atrás somente da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro) e é órgão depositário de todos registros histórico-culturais da cidade de São Paulo. Seu acervo conta com aproximadamente 3,3 milhões de títulos, cobrindo todas as áreas do conhecimento humano, e conserva um amplo conjunto de incunábulos, manuscritos, brasiliana, gravuras, mapas e outras obras raras, a maioria produzidas entre os séculos XV e XIX.

Atravessando a Av. São Luiz encontramos o espetacular mosaico de Emiliano di Cavalcante, que merece alguns minutos de contemplação. Aliás, pela cidade existem várias obras de arte que só por elas daria outro roteiro...


E seguindo a Av São Luiz chegaremos na Praça da República, mas antes passaremos ao lado do Circolo Italiano oumais conhecido como Edifício Itália. Inaugurado em 1965, é o segundo maior da cidade de São Paulo e do Brasil em altura, com 165 metros (151 m a partir do nível da rua) distribuídos em 46 andares. Este edifício está protegido pelo Patrimônio Histórico por ser um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada brasileira.


Agora, a Praça da República, já foi conhecida antigamente como Largo dos Curros, porque era neste local que os paulistanos do século XIX assistiam a rodeios e touradas (pois é, já teve touradas aquiem São Paulo!!!). Depois foi chamada de Largo da Palha, Praça das Milícias, Largo 7 de Abril, Praça 15 de Novembro e, finalmente, em 1889, Praça da República... ufa!!!!
 

Esta praça foi construída a partir do modelo de urbanização européia, fazendo um elo entre o chamado 'centro velho' e o 'centro novo'. E em 1894 foi escolhida como o endereço da Escola Normal Caetano de Campos, edifício planejado por Antônio Francisco de Paula Sousa e Ramos Azevedo (olha ele aí de novo!). 

Agora é seguir em direção ao Largo Santa Efigênia  onde se encontra a Igreja de Santa Efigênia que até 1954 a era a catedral da cidade. A igreja está construída no lugar de uma das mais antigas capelas da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída antes de 1720. Essa primeira capela foi reformada a partir de 1794, e em 1809 surgiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Ifigênia, que deu nome ao largo e ao bairro localizado ao redor da igreja. Nesta época  D. João determinou que a Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, cujos membros eram negros alforriados, se estabelecesse na nova igreja.




E é neste Largo que encontramos o Viaduto Santa Efigênia, mas isso vai ficar para amanhã....

Dona D


 

8 comentários:

  1. Gostei do seu blog Dona D...passarei por aqui!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog Dona D. Passarei por aqui sempre que puder. abraços

    ResponderExcluir
  3. Então continuamos amanhã. Você é ótima guia turística! Como analista de sistemas, usa muito bem a técnica 'dividir para conquistar'. Parabéns pela bela série que esta se desenrolando.

    ResponderExcluir
  4. estou adorando o passeio, dona d!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Dona D,
    Antes na esquina, agora no largo. Assim você nos mata de curiosidade, vamos ao final desse roteiro corrístico. Estive em São Paulo apenas no terminal rodoviário (ou seja, não estive em SP), não conheço nada dessa cidade. Estou adorando este post.
    Valeu!
    Gilmar
    http://fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Tô acompanhando e continuo gostando. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  7. Amiga... estou apaixonada pela sua descrição de SP. Quando for aí, quer ser minha guia turística? hehehe
    Tô falando sério. Já fui em SP muitas vezes, já vi e passei por muitos desses lugares, mas não sabia nada de nenhum deles. Estou adorando ler e conhecer mais. Seria melhor se tivesse aí, com vc me explicando tudo pessoalmente, hein? hehehe
    Quero ver a continuação que, pelo visto, traz muuita coisa legal,né?
    hehehe
    Um grande beijo e... PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  8. Tô gostando de conhecer um pouco mais dessa fantástica metrópole que é São Paulo...
    Bom, mas agora tá tarde, rsrs, depois volto pra conferir o restante o passeio... hehe
    Bjinhus, boa noite e bom final de semana.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir