quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Finalmente o nosso roteiro corrístico chega ao final...

Pois é, depois de depois dias o nosso roteiro vai chegar ao final... fazer o que, né! E olha, ainda vai faltar muita coisa!!!!

Onde é que eu tinha parado mesmo??? Ah, já sei!!! Viaduto Santa Ifigênia...


Desde o final da década de 70, o Viaduto Santa Ifigênia é de uso exclusivo de pedestres. Mas não era assim... No melhor estilo Art nouveau, sua estrutura foi totalmente fabricada na Bélgica, desembarcou no porto de Santos e chegou na região pela estrada de Ferro São Paulo Railway. O objetivo da construção era, além de ligar os Largos São Bento e Santa Ifigênia, melhorar o trânsito de carros e carruagens que enfrentavam a ladeira da Av. São João, melhorar o trânsito das Ruas XV de Novembro e São Bento, por onde passavam os bondes. Assim, haveria uma maneira mais eficiente de ligar um lado do Anhangabaú ao outro. E nessa época não tinha rodízio!!!


O viaduto já passou por um restauro (pois é!!! Êêê!!!), onde as luminárias foram substituídas por lumínárias antigas, conhecidas como São Paulo Antigo, o calçamento passou a ser de pastilhas coloridas e foi colocada uma escada que dá acesso ao Vale do Anhangabaú.


Hoje, o viaduto é uma das principais ligações dos pontos mais altos do centro de São Paulo, passando sobre o Vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia (eu até diria que dá uma facilitada entre as compritchas da Santa Ifigênia e 25 de março...).
Do viaduto é possível avistar o Edifício Martinelli, primeiro arranha-céu da América Latina!!! Nooooossa!


E do outro lado do viaduto encontramos o Largo São Bento, que tem sua história totalmente ligada à história da cidade: ali estava instalada a taba do cacique Tibiriçá, que demarcava o limite do povoado que começava a se formar. 




A taba deu lugar a um largo, onde, em 1.598, foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Montserrat. Durou pouco: em 1.600 começava a instalação do Mosteiro de São Bento, aproveitando a vasta área pertencente aos beneditinos - toda a extensão da Florêncio de Abreu e a avenida São João, chegando até à rua Anhangabaú.


 Hoje, no largo, encontramos o Mosteiro de São Bento!!!
 

Mais um pouquinho de história, vai!!! Com a chegada dos monges beneditinos à São Paulo em 1598 foi fundada uma pequena ermida, núcleo inicial da presença dos beneditinos na cidade e prepararação para a formação do primeiro núcleo comunitário e a edificação do mosteiro. A Câmara Municipal doou, em 9 de maio de 1600, uma gleba de terra situada "no lugar mais ilustre da vila, depois do Colégio da Companhia" (O Colégio dos Jesuítas), em doação perpétua: "os quais chãos serão para o convento, mosteiro, ou casa do dito santo, fôrros livres e isentos de todo tributo e pensão, de hoje até o fim do mundo".  Uhhhh, que sorte!!!

Ao fim de 1634, as obras foram concluídas e pode ser constituída a Abadia, inicialmente a pequena capela foi dedicada a São Bento, mais tarde, a pedido do Governador da Capitania de São Vicente, D. Francisco de Sousa, foi alterado o patrono para Nossa Senhora de Montserrat e, em 1720, a capela passou a chamar-se de Nossa Senhora da Assunção, título que conserva até hoje. E você sabia disso???

Voltando ao roteiro, entramos na rua Boa Vista e seguimos até chegarmos na Praça da Sé (antigo Largo da Sé). Lá está o marco zero da cidade. Sabe o que é isso? É a partir daí que é contado todas as distâncias de todas as rodovias que partem de São Paulo, e um meio de demarcar o início da numeração das vias públicas da cidade e também é um meio de fixar uma centralidade material na cidade. Legal, né!


Nesta praça encontramos também, a imponente Catedral de Sé. É um dos cinco maiores templos neogóticos (um dia eu explico o que é neogótico, ok!!) do mundo!!! A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591.


Seguindo pela lateral da Catedral encontramos a Praça João Mendes. Mais um local cheio de história... esta praça que se chamava Largo de São Gonçalo, começou a ser formada em 1756, quando a Irmandade de N. S. da Conceição e São Gonçalo Garcia iniciou a construção de uma capela.  No ano de 1791, foi inaugurado o vizinho da capela: Câmara Municipal de São Paulo que, também, abrigava a cadeia (a cadeia localizava-se no mesmo prédio da Câmara). Por conta disso, o Largo recebeu o apelido "carinhoso" de Largo da Cadeia e Largo Municipal. Entre finais do século XIX e início do século XX, vários prédios foram demolidos, aumentando o espaço do antigo Largo que, a partir de então, incorporou trechos das antigas Ruas da Cadeia e do Teatro (desaparecidas com a reforma urbana). E, finalmente, no dia 29 de Novembro de 1898, o largo recebeu o nome Praça Dr. João Mendes.




E assim o nosso roteiro chega ao final... não posso esqueçer de citar as minhas fontes, além da boa e velha "você já sabe quem", o site www.vivaocentro.org.br e www.sampa.art.br.
 
Também quero agradeçer a todos que pacientemente acompanhou todos os capítulos deste roteiro. E espero que com isso aproveitem melhor (além de se lembrarem de mim, é claro!) a corrida do próximo domingo!
 
Ah, deixo aqui o convite para um passeio no centro de São Paulo. Aí até dá para escolher, Bar Brahma ou Mercadão, ou os dois!!!!
 
Boa prova!
 
Dona D


 







5 comentários:

  1. Muito Bom! Sua queda por arquitetura merecem homenagens futuras hein Miguel Delgado?? Mercadão eu gosto muito (falta saborear o pastel de bacalhau, pois dá última vez não sobrou espaço na barriga). Adorei essa série.

    ResponderExcluir
  2. oi, dona d!

    amei o passeio turístico virtual!
    amanhã vou ler a série toda, pra fixar bem e me lembrar quando estiver ralando na corrida do centro histórico, domingo;)

    olha, coloca aí meu nome na relação dos que topam fazer o passeio pelo centro!
    mas fica aí mais uma sugestão: vamos fazer o passeio correndo, com uma parada pra um lanche no mercado, e mais uma, depois do longão, no bar brama;)
    tô nessa!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que beleza!
    Este "roteiro corrístico" foi maravilhoso, muito bom de acompanhar. Vi que você também vai para a Meia do RJ, em 22 de agosto. Como disse ao Ricardo Hoffmann, será uma missão quase que impossível nos encontrarmos lá em São Conrado ou no Aterro do Flamengo, mas se você vir um camarada com a camisa de Pernambuco com o nome ACORJA nas costas, pode ter certeza que sou eu. Amanhã faremos 25 km em um percurso maravilhoso, em plena Mata Atlântica. Aguarde notícias!
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quando eu retornar a Sampa, já sei quem vai ser o meu guia turístico...hehehe...Muito legal a história do viaduto a qual eu desconhecia e com certeza vc já deve ter percorrido a pé por todos esses lugares não é mesmo...
    Bom final de semana e boas competições.

    PS: Sobre o seu comentário se eu sou do Cartel Endorfina...Sou sim amiga, pois tenho anotado aqui na minha agenda no pc, mais acho que foi no ano de 2007 ou 2008 em que a Nike lancou esses cartéis que foram muito legais e com isso ela fez duas ótimas corridas aqui no Rio, uma na lagoa Rodrigo de Freitas a noite e a outra no forte da URCA em Botafogo...Pena que a NIKE não fez mais corridas assim, vc viu a minha foto no site ou será que a Nike vai fazer de novo.

    Bjs

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. Que pena que chegou ao final esse passeio turístico e histórico.
    Gostei pra caramba.
    Bjinhus e bom domingo.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir