segunda-feira, 9 de agosto de 2010

E aí, qual é o seu ritmo???

Salsa?

Samba?

Tango?

Hip hop?

 Nooooossa!

Nããããão, não vou falar de ritmo como dança... mas vou falar de ritmo de corrida, mais conhecido como pace.


E o que é ritmo??? Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. É o tempo que demora a repetir-se um qualquer fenômeno repetitivo, mas a palavra é normalmente usada para falar do ritmo quando associado à música, à dança, ou a parte da poesia, onde designa a variação (explícita ou implícita) da duração de sons com o tempo (wiki).


Mas também é usado na corrida. Para nós corredores amadores, geralmente serve para o seu amigo (chato ou chata) que corre mais que você, ficar te azucrinando a idéia!!! Tudo bem que não sou competitiva, mas isso me dá uma raiva!!!


Para os corredores mais experientes pode parecer evidente, mas seria legal explicar como se costuma medir a velocidade de um corredor na gíria corrística. A gente sempre ouve “Qual é o seu pace (mais chique que ritmo...)?”, a fica “Hummmm... se eu corri 10 Km em 1 hora...”... Essa conta ainda é fácil e quando você faz 9,75 Km em 53 minutos e 47 segundos??? Hã? Alguém tem uma calculadora para emprestar???



Voltando ao assunto, se você correu 10 Km em 1 hora, que dizer que utilizou 6 minutos para completar 1 Km. Então o pace ou ritmo foi de 6 mim/Km. Dá para ser mais claro e dizer que o cara teve uma velocidade média de 10 Km/h, o que é bem mas intuitivo para nós que tivemos física na escola.


Desta forma um corredor que corre tem um pace de 4 min/Km é mais rápido do que o que teve o pace de 6min/Km (é aí que entra o amigo chato...).

Aí eu pergunto, como calcular o ritmo sem usar aquelas calculadorinhas da internet? Sabe? Que tal um pouquinho de matemática???

1 - Transforme o tempo para segundos: 35*60=2100seg.

2 - Use a formula: distancia/tempo*3,6
      ex: 6500/2100*3,6
           = 3,095*3,6
           =11,14 km/h

Olha o PACE aí, minha gente!!!


       11,14km/h = 11.140mts em 3600segundos(60*60) faça regra de três simples
       Distância em metros e tempo em segundos
       11.140 esta para 3600
       1000 esta para X
       Então:
       11.140x=3600000
       x= 3600000/11140
       x=323 segundos


      Se 300 segundos = 5 minutos
      então, 323segundos = 5minutos e 23 segundos cada km

Há dúvidas?? Então...

Geralmente, nas provas, utilizam-se estas medidas para definir os setores de ritmo nas largadas e também, é por isso que a gente ganha uma pulseirinha colorida. Isso quer dizer que na largada, os corredores mais lentos não atrapalham os mais rápidos na muvuca dessas corridas com milhares de participantes. Acho que eu já vi isso em algum lugar....

... e  isso aqui também. Provavelmente em alguma prova da CORPORE.

 
Só para você ter uma idéia, um corredor de elite que completa os 42 Km de uma maratona em 2h10min tem um pace médio de 3’06″/Km e velocidade média de mais de 19 Km/h. Será que não existe alguma lógica???

Dona D

Power song de hoje: Everybody Dance Now (C&C Music Factory)

6 comentários:

  1. Bela matéria guerreira !!! Meu pace é variadão...kkkk

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria/ dica!

    O meu ritmo por sistema costuma ser constante!

    Um abraço deste lado do Atlântico!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dona D! O meu ritmo a senhora sabe! Rsrsrs. Quando dá na telha corre, quando não está a fim, não corre! Kkkk. Tenho amigos legais que correm bem rápido, viu? E não são chatos, não! Acho que quem vc chama de chatos são aqueles principiantes pentelhos, não são não? Rsrsrs.
    Bons treinos! E vamukivamu!

    ResponderExcluir
  4. Hummm tá dando de professora Ivana...rsss...Boa a matéria é isso aeee...Bom até 2008 o meu pace era entre 3:30 a 4 min, mais depois que me meti a correr Ultras os paces aumetaram e variam muito...Tá chegando a hora de nos conhecermos hein....rsss
    Ahhh o meu ritmo também é com muita música eletrônica...showww...

    Bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Dona D., esse blog é cultura mesmo. Muito bom. Daqui a uns tempos terá uma lista de temas a serem abordados eleitos por seus visitantes. Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  6. Eu posso não ser "burro" mas acho que estou a caminho, rsrs
    Pois não consegui fazer as contas pra saber qual foi a velocidade média do meu treino de hoje. hehe
    Eu corri 14km em 52 minutos e 11 segundos.
    Qual é a minha velocidade em kms/hora cara amiga Dona D? rss
    Bjinhus ...


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com
    @tuttacferreira

    ResponderExcluir