quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tentei ir de bike...

Já faz um tempão que eu queria escrever sobre bike, mas nunca tinha tido a chance ou sei lá o que... a verdade é que eu gosto muito a pesar de a minha bike estar parada há uns 4 anos. Ah, mas não está empoeirada não!!!

Sabe como é, depois de dois baita capotes com direito a pulso quebrado, costela quebrada, dente trincado, arranhões e hematomas, o trauma é bem grande!!!

E isso foi só o começo...

Mesmo atrasada , vou falar sobre o Tour de France (ou a Volta de França, para ser mais bairrista...). Achei que seria legal falar um pouquinho desta prova onde o percurso não é nada mais nada menos que 3000 quilômetros de estrada!


Esta prova foi criada em 1903 por Henri Desgrange, e desde então vem sido disputado anualmente, claro que com uma paradinha para a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

No inicio dos tempos, o Tour era uma corrida de enduro quase contínuo (bem power mesmo!). Os corredores dormiam na beira da estrada e não eram autorizados a receber assistência alguma. Na segunda edição, vários participantes foram excluídos por terem apanhado um trem em parte do percurso (baita folga!). Hoje em dia, o Tour é uma corrida dividida em etapas diárias e os competidores tem direito a veículos de serviço (motocicletas e carros) que fornecem informações, alimento, água, acesso a mecânicos ou até assistência médica.


Nos últimos anos, a primeira etapa tem sido precedida de uma curta etapa de contra-relógio individual (1 a 15 km), chamada Prólogo ("Le Prologue"). O final tradicional é em Paris, nos Champs-Élysées. Entre essas duas etapas, são disputadas várias outras, incluindo etapas de montanha, contra o relógio individual e por equipe. As etapas restantes são disputadas em terreno relativamente plano. Com a variedade de etapas, os sprinters podem ganhar algumas etapas, mas o vencedor geral final é quase sempre um especialista em etapas de montanhas e contra-relógio.


Cada etapa tem um vencedor e cada um recebe uma camiseta específica (essa parte é bem bacana!). Existe uma ordem de prioridade para as diferentes camisetas de líder:

  • a camiseta amarela ("maillot jaune"), atribuída ao primeiro corredor em tempo individual na classificação geral, essa é a super pró. É atribuída calculando-se o tempo total gasto por cada corredor, isto é, adicionando-se os tempos de cada etapa. O corredor com o menor tempo é considerado o líder no momento, e, ao final do evento, é declarado o vencedor geral da prova.
  • a camiseta verde ("maillot vert"), é atribuída ao primeiro corredor na classificação individual por pontos (sprints). Ao final de cada etapa, ganham-se pontos quando se termina a etapa nos primeiros lugares. O número de pontos depende do tipo de etapa - mais se a etapa for plana, um pouco menos se for intermediária, ainda menos se for de montanha e o mínimo em etapas contra o relógio. Também atribuem-se uns poucos pontos ao corredor que alcança primeiro certos pontos intermediários, assim como um bônus em segundos para o concurso da camiseta amarela, mas são geralmente tão poucos que não representam muita coisa no resultado final. No entanto, têm um papel preponderante durante a primeira semana, antes das etapas de montanha, quando os corredores estão relativamente próximos na classificação geral.
  • a camiseta branca com bolas vermelhas ("maillot à pois"), é atribuída ao primeiro corredor na classificação em etapas de montanha (essa eu acho o máximo!); no topo de cada montanha da prova, atribuem-se pontos aos primeiros a chegar no topo. As subidas são classificadas em categorias de 1 (mais difícil) a 4 (menos difícil) de acordo com seu grau de dificuldade, onde são levados em conta o declive e o comprimento da subida. Uma quinta categoria, chamada categoria especial, é reservada às montanhas ainda mais difíceis que as da primeira categoria.
  • a camiseta branca ("maillot blanc"): segue os mesmos critérios da camiseta amarela, mas somente disputada por corredores com idade máxima de 25 anos em 31 de dezembro do ano em questão.
  • o dorsal vermelho, que é atribuído ao corredor mais combativo da etapa anterior. No final de cada etapa, os juízes atribuem pontos aos corredores que entraram em "fugas" na etapa. O corredor com o maior número de pontos ganha um dorsal vermelho com letras em branco ao invés das usuais letras pretas em fundo branco.

Este ano aconteceu a nonagésima sétima edição da Tour de France (caraca!!!), onde a prova teve início com um prólogo de 8 km no dia 3 de julho, e terminou no Champs-Elysées em Paris no dia 25 de julho.

O grande campeão deste ano foi Alberto Contador (ele também ganhou em 2007 e 2009).


Alguns detalhes do percurso:

O percurso foi de 3.640 km, divididos em um prólogo e vinte etapas. Os 198 ciclistas percorreram três países, em 23 dias.


Foi acompanhando as provas do Tour de France, que conheci uma lenda... Lance Armstrong. Ele venceu o tour várias vezes, inclusive algumas vitórias foram após ter ter-se restabelecido de um câncer. Mas, isso vai ficar para um outro post...

Quem sabe eu tente de novo...

Dona D

Nota: A pesquisa foi feita na Wikipedia e as fotos são do site http://www.boston.com/bigpicture/2009/07/2009_tour_de_france.html (tem cada foto!)

9 comentários:

  1. oi!!!

    matéria muito legal!
    não conhecia esses detalhes da prova;) valeu!

    e que tombo foi esse, menina??????
    quando foi? onde foi? quero os detalhes sórdidos rsrsrsrsrs;)
    bjs
    elis

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  2. oi Dona D,

    Sou grande fã do Lance Armstrong! é SÓ venceu o Tour 7x seguidas!! e isto depois de ter vencido o cancro. Essa sim uma grande batalha!
    Li um artigo muito interessante que explicava que o tratamento (perda de peso e outras alterações na condição física resultante do tratamento)permitiu que as suas condições naturais ficassem ainda mais fortalecidas no pós-tratamento. Sempre vai existir a duvida quanto ao doping (há sempre uns invejosos que gostam de lançar a suspeita), mas estamos a falar de um dos atletas mais "testado" no mundo e o resultado? sempre negativo!

    Boas corridas e boas pedaladas,
    António

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  3. xiii e esqueçi de mencionar que já fez a maratona de NY (2006? 2007?) com tempo abaixo de 3 horas (sei que foi por segundos, mas fez abaixo)
    Poderoso atleta!!

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  4. Achei a Materia legal, mas estou mais preocupada com vc... como foi isso???
    www.marleemove.blogspot.com

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  5. Oi Dona D,
    Só cai quem anda, corre ou pedala.
    Bora pedalar.
    E mais cuidado para evitar novas surpresas.
    Muito legal o post.
    Beijo
    Colucci
    @antoniocolucci

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  6. Oi gente!!!

    Obrigada pela visita no ameu blog! Também gosto muito de bike, mas já faz 4 anos que não pedalo... fiquei realmente traumatizada depois das quedas...

    Qualquer dia desses eu tento de novo.

    Um beijinho a cada um de vcs!

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  7. Ivana que horror esse tombo, me deu até frio na barriga...
    Mas não abandone a magrela, ela não pode ter sido a culpada...
    Adorei a matéria e as fotos....
    Essa prova e linda linda...
    Bjinhos
    Ju

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  8. Muito legal essa matéria.
    E interessantíssima esta prova.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

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  9. Meu deus, não dá para deixar você sozinha que sai por ai aprontando! Mais um tombo!! E com dente quebrado e tudo mais...socorro!! Espero que já esteja recuperada...
    Bike é muito bom mesmo...eu tenho pedalado algumas vezes, o que tem substituído a tão repugnante academia.
    Cuide-se!

    Felipe de Souto

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