Sabe como é, depois de dois baita capotes com direito a pulso quebrado, costela quebrada, dente trincado, arranhões e hematomas, o trauma é bem grande!!!
E isso foi só o começo...
Esta prova foi criada em 1903 por Henri Desgrange, e desde então vem sido disputado anualmente, claro que com uma paradinha para a Primeira e Segunda Guerra Mundial.
No inicio dos tempos, o Tour era uma corrida de enduro quase contínuo (bem power mesmo!). Os corredores dormiam na beira da estrada e não eram autorizados a receber assistência alguma. Na segunda edição, vários participantes foram excluídos por terem apanhado um trem em parte do percurso (baita folga!). Hoje em dia, o Tour é uma corrida dividida em etapas diárias e os competidores tem direito a veículos de serviço (motocicletas e carros) que fornecem informações, alimento, água, acesso a mecânicos ou até assistência médica.
Nos últimos anos, a primeira etapa tem sido precedida de uma curta etapa de contra-relógio individual (1 a 15 km), chamada Prólogo ("Le Prologue"). O final tradicional é em Paris, nos Champs-Élysées. Entre essas duas etapas, são disputadas várias outras, incluindo etapas de montanha, contra o relógio individual e por equipe. As etapas restantes são disputadas em terreno relativamente plano. Com a variedade de etapas, os sprinters podem ganhar algumas etapas, mas o vencedor geral final é quase sempre um especialista em etapas de montanhas e contra-relógio.
Cada etapa tem um vencedor e cada um recebe uma camiseta específica (essa parte é bem bacana!). Existe uma ordem de prioridade para as diferentes camisetas de líder:
- a camiseta amarela ("maillot jaune"), atribuída ao primeiro corredor em tempo individual na classificação geral, essa é a super pró. É atribuída calculando-se o tempo total gasto por cada corredor, isto é, adicionando-se os tempos de cada etapa. O corredor com o menor tempo é considerado o líder no momento, e, ao final do evento, é declarado o vencedor geral da prova.
- a camiseta verde ("maillot vert"), é atribuída ao primeiro corredor na classificação individual por pontos (sprints). Ao final de cada etapa, ganham-se pontos quando se termina a etapa nos primeiros lugares. O número de pontos depende do tipo de etapa - mais se a etapa for plana, um pouco menos se for intermediária, ainda menos se for de montanha e o mínimo em etapas contra o relógio. Também atribuem-se uns poucos pontos ao corredor que alcança primeiro certos pontos intermediários, assim como um bônus em segundos para o concurso da camiseta amarela, mas são geralmente tão poucos que não representam muita coisa no resultado final. No entanto, têm um papel preponderante durante a primeira semana, antes das etapas de montanha, quando os corredores estão relativamente próximos na classificação geral.
- a camiseta branca com bolas vermelhas ("maillot à pois"), é atribuída ao primeiro corredor na classificação em etapas de montanha (essa eu acho o máximo!); no topo de cada montanha da prova, atribuem-se pontos aos primeiros a chegar no topo. As subidas são classificadas em categorias de 1 (mais difícil) a 4 (menos difícil) de acordo com seu grau de dificuldade, onde são levados em conta o declive e o comprimento da subida. Uma quinta categoria, chamada categoria especial, é reservada às montanhas ainda mais difíceis que as da primeira categoria.
- a camiseta branca ("maillot blanc"): segue os mesmos critérios da camiseta amarela, mas somente disputada por corredores com idade máxima de 25 anos em 31 de dezembro do ano em questão.
- o dorsal vermelho, que é atribuído ao corredor mais combativo da etapa anterior. No final de cada etapa, os juízes atribuem pontos aos corredores que entraram em "fugas" na etapa. O corredor com o maior número de pontos ganha um dorsal vermelho com letras em branco ao invés das usuais letras pretas em fundo branco.
Este ano aconteceu a nonagésima sétima edição da Tour de France (caraca!!!), onde a prova teve início com um prólogo de 8 km no dia 3 de julho, e terminou no Champs-Elysées em Paris no dia 25 de julho.
O grande campeão deste ano foi Alberto Contador (ele também ganhou em 2007 e 2009).
Alguns detalhes do percurso:
O percurso foi de 3.640 km, divididos em um prólogo e vinte etapas. Os 198 ciclistas percorreram três países, em 23 dias.
Foi acompanhando as provas do Tour de France, que conheci uma lenda... Lance Armstrong. Ele venceu o tour várias vezes, inclusive algumas vitórias foram após ter ter-se restabelecido de um câncer. Mas, isso vai ficar para um outro post...
Quem sabe eu tente de novo...
Dona D
Nota: A pesquisa foi feita na Wikipedia e as fotos são do site http://www.boston.com/bigpicture/2009/07/2009_tour_de_france.html (tem cada foto!)
oi!!!
ResponderExcluirmatéria muito legal!
não conhecia esses detalhes da prova;) valeu!
e que tombo foi esse, menina??????
quando foi? onde foi? quero os detalhes sórdidos rsrsrsrsrs;)
bjs
elis
oi Dona D,
ResponderExcluirSou grande fã do Lance Armstrong! é SÓ venceu o Tour 7x seguidas!! e isto depois de ter vencido o cancro. Essa sim uma grande batalha!
Li um artigo muito interessante que explicava que o tratamento (perda de peso e outras alterações na condição física resultante do tratamento)permitiu que as suas condições naturais ficassem ainda mais fortalecidas no pós-tratamento. Sempre vai existir a duvida quanto ao doping (há sempre uns invejosos que gostam de lançar a suspeita), mas estamos a falar de um dos atletas mais "testado" no mundo e o resultado? sempre negativo!
Boas corridas e boas pedaladas,
António
xiii e esqueçi de mencionar que já fez a maratona de NY (2006? 2007?) com tempo abaixo de 3 horas (sei que foi por segundos, mas fez abaixo)
ResponderExcluirPoderoso atleta!!
Achei a Materia legal, mas estou mais preocupada com vc... como foi isso???
ResponderExcluirwww.marleemove.blogspot.com
Oi Dona D,
ResponderExcluirSó cai quem anda, corre ou pedala.
Bora pedalar.
E mais cuidado para evitar novas surpresas.
Muito legal o post.
Beijo
Colucci
@antoniocolucci
Oi gente!!!
ResponderExcluirObrigada pela visita no ameu blog! Também gosto muito de bike, mas já faz 4 anos que não pedalo... fiquei realmente traumatizada depois das quedas...
Qualquer dia desses eu tento de novo.
Um beijinho a cada um de vcs!
Ivana que horror esse tombo, me deu até frio na barriga...
ResponderExcluirMas não abandone a magrela, ela não pode ter sido a culpada...
Adorei a matéria e as fotos....
Essa prova e linda linda...
Bjinhos
Ju
Muito legal essa matéria.
ResponderExcluirE interessantíssima esta prova.
tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Meu deus, não dá para deixar você sozinha que sai por ai aprontando! Mais um tombo!! E com dente quebrado e tudo mais...socorro!! Espero que já esteja recuperada...
ResponderExcluirBike é muito bom mesmo...eu tenho pedalado algumas vezes, o que tem substituído a tão repugnante academia.
Cuide-se!
Felipe de Souto