quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vai um friozinho aí???

Acordar cedo para correr... que batalha entre você que quer ficar debaixo do edredom e você que quer correr... isso que é luta inglória! E no final da tarde os “vocês” lutam (novamente) entre correr para casa e se enfiar debaixo do edredom (o pobre que ficou em cima do sofá o dia inteiro esperando por uma companhia) e, correr!




O mais INJUSTO em tudo isso é ver o lindo dia pela janela do escritório, fala sério!

Temperatura baixa, tosse, poluição, gripes, umidade baixa, resfriados, dia curto, diminuição das chuvas... trabalho, filhos, casa... opa! Isso aí é outra história!

Uma coisa é certa, correr no frio é complicado e isso ninguém pode discutir!

Já que o bichinho da corrida fica lá cutucando e, claro, a gente não resiste, então que tal aumentar a atenção nesta época do ano, hein! E depois, dizem que com o clima frio, os corredores tendem a melhorar o rendimento, pois a temperatura ambiente se torna mais agradável ao praticar exercícios físicos (Claro que no nosso climinha tupiniquim!!! No Pólo norte já é outro papo...).

E sempre há controvérsias!!!!

Agora vamos às dicas básicas que todo mundo já deve saber, mas não custa nada falar de novo! 
  • Use roupas especiais para o inverno. O peito é a região do corpo que merece maior atenção por reunir órgãos vitais.
  • As extremidades do corpo, como pés e mãos, são muito sensíveis ao frio, procure protegê-las com luvas e meias. Um creminho ajuda o não ressecamento. Menino também usa creme... dã!
  • Cabeça e pescoço merecem também atenção especial. A cabeça dá uma transpirada legal, pois é uma região muito vascularizada. Use gorro ou boné, sempre de tecidos respiráveis.
  • Proteja os lábios, uma manteguinha de cacau ou algum produto semelhante nos lábios para evitar rachaduras. Meninos, sem preconceito!
  • Vá de cebola! Várias camadas de roupa e quando for correr, vá tirando, uma a uma, à medida que o corpo for aquecendo. Note: Se você está com roupa suficiente para não sentir frio parado antes da corrida, provavelmente está com muita roupa para correr e irá sentir calor durante o treino ou prova
  • Aquecimento é obrigatório.
  • Alongue!
  • Se molhar, seque! Roupa seca assim que terminar o treino.
  • Hidrate-se! No inverno a mesma coisa: ingestão de água antes, durante e após os exercícios. Importante: não treine na rua (lugares abertos) em dias muito secos e com muita poluição. Se não houver nenhuma opção... muuuuuita água!
  • Não deixe de comer direito! Repor as energias gastas pelo exercício ingerindo carboidratos também é importante no inverno...

 Dona D
Power song de hoje: Comme um Balai (Marcel et son Orchestre)

4 comentários:

  1. Hehehehe...eu sou uma perfeita cebola. Definitivamente eu não gosto de frio, mas o vício é tão grande que não aguento ficar sem correr.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Aff... eu me aqueço muito rapidinho, por isso não coloco muitas blusas não, mas que FRIO... eu não suporto o inverno e como inventei de correr esse ano, agora tenho que treinar simbora então!!!
    bons treinos no friooooooo\o/ move
    www.marleemove.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. que belas dicas! vou começar seguindo a dica do lanche, tá?! hehehe

    tô aprendendo na marra a importância de me agasalhar! hoje eu esqueci de pegar as luvas, aí penei um bocado no início da corrida!

    quando você estiver babando na janela do trabalho de tanta vontade de correr, dá uma esnobada e pensa: também, com esse frio, tem nem graça! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Frio chato pra caramba, o corpo não aquece nem a pau, dá sempre aquela alergia matinal, o vento resseca a pele e dá uma paralisia facial, rsrsrs, esse vício endorfinado é mt louco mesmo, né? Bjs

    ResponderExcluir