segunda-feira, 25 de julho de 2011

E você acha que o único problema do inverno é só o frio???

Se você está aqui em São Paulo, vai enteder bem do que vou falar... um belo dia de sol cheio de poluição e suuuuuper seco!!! É claro que não estou falado de hoje e nem deste final de semana especificamente, mas do inverno em geral.

E o inverno... é realmente um inferno!

Tá que a estação é cheia de glamour e tem um clima bem romântico, mas nem tudo é encantador nesta estação, esse também é o período em que aumenta a incidência de gripes e resfriados e se agravam as doenças respiratórias na população. E isso é mal!!!


É importante que tenhamos muito cuidado com a nossa saúde e ainda mais considerando um município extremamente poluído como São Paulo, afinal o inverno, além do clima frio, tem pouco vento e ainda menos chuvas, o que prejudica a dispersão de poluentes como gases e fuligem. Essas substâncias aderem às paredes das vias respiratórias, causando irritação na mucosa nasal de todos os indivíduos, mas em especial dos que sofrem de doenças alergo-respiratórias.




Alguém está com uma alergiazinha aí, por acaso???


Os alérgicos representam cerca de 30% a 32% da população e são os mais atinfidos com a chegada da estação friorenta e seca. É nessa época que as crises são mais frequentes junto com o vírus da gripe e as infecções de vias aéreas superiores.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o frio não é o único responsável pelo agravamento das doenças respiratórias. Mudanças de hábito decorrentes da chegada do inverno também colaboram para prejudicar a saúde do indivíduo. É no inverno que as pessoas tendem a ficar dentro de suas casas se "escondendo do frio" com portas e janelas fechadas para evitar a entrada daquele ventinho gelado (Tá esperando o que para abrir essa janela???). Se você é uma dessas pessoas habituadas, saiba que estudos mostram que cerca de 86% do tempo você fica em ambientes fechados, seja no ônibus, na escola, no trabalho ou no shopping. A aglomeração de pessoas nesse tipo de ambiente favorece a transmissão de vírus e bactérias, um dos principais responsáveis pelas doenças de inverno. Ai, ai, ai... credo!!!

Se acha que acabou por aí, ainda tem mais!!! Se você guardou as suas roupas de inverno, edredons e cobertores de forma inadequada,  provavelmente eles devem estar cheios de bolores, fungos, ácaros e mais um montão de outros aeroalérgicos que ficam em suspensão no ar por muito tempo. Então, na dúvida seria dar uma bela lavada neles antes de usar! 

E Mais! Tenha cuidado com carpetes, cortinas, tapetes, colchões, bichos fofos de pelúcia, e meis aquela coisarada que junta pó. Se por acaso tem tudo isso (o que é provavel) ou um dos itens em casa, tenha uma atenção especial, deixe sempre arejando tudo e lavando sempre que possível.

Pois é, um pouquinho mais de atenção com a nossa saúde só faz bem!!!


E depois não adianta reclamar que não pode treinar por causa da alergia!!!

Conta aí, como é que você se cuida no inverno?

Dona D

5 comentários:

  1. oi, ivana!!!

    ainda bem que não sofro com alergia, principalmente as respiratórias!
    se bem que a tosse que me pegou por esses dias, juntamente com a sinusite, podem ter alguma relação com o tempo mais frio...

    geralmente apenas a minha pele sofre: fica seca ao extrema, rachando, e irritada...
    aí, nada de banhos muito quentes, e capricho mais nos hidratantes;)

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivana,

    Eu com certeza não me daria bem ai nesse tempo, tenho alergias e elas sempre atacam aqui em salvador, que é próximo do mar, imagina eu ai?? Tava frito!!! kkkk

    Se cuida viu?

    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Aff nem me fala, meu nariz sangrou 3 dias, por causa dessa maldita poluição...

    ResponderExcluir
  4. Lendo e espirrando, espirrando e lendo...rs.. Parabéns pelo posto, vou te seguir! Se puder dê um pulinho lá no meu blog: www.asinhasnospes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Essa poluição é um horror...um grande abraço...


    http://nerdcorredor.blogspot.com/

    ResponderExcluir