sexta-feira, 18 de março de 2011

E você sabe o que é perigeu????

A-haaaaaaa!!! Não é nome de lesão, não é creme para as dores, não é gelzinho e muito menos barrinhas de cereal... Se você pensa que é alguma coisa ligada à corrida, está redondamente enganado!!!! Não tem nada a ver!!!

Como esse blog também é cultura... vamos lá!

Amanhã à noite quando você sair de casa (se estiver tempo bom, é claro), olhe para o céu! Vai reparar que a lua cheia de sempre vai estar maior do que o normal. Ohhhhhhh!!!! Não está entendendo nada, né??? Já vou explicar!!


Amanhã dia 19 de março, depois de 18 anos, vai ocorrer um fenômeno chamado "Super Lua" ou "Perigeu". A mudança no tamanho da Lua acontece porque a órbita do satélite ao redor da Terra não é uma circulo perfeito e sim... uma elipse!!! Tcharammmmm!!! Sendo assim, meus queridos, nesta órbita "oval", enquanto translada ao redor do nosso planeta, a Lua pode ficar mais perto ou mais longe da Terra . Chamam ponto mais perto de perigeu e o mais longe de apogeu. Ohhhhh!!!!

E amanhã, a Lua Cheia acontecerá a apenas uma hora do perigeu, ou seja, bem mais perto da Terra, serão 356.577 km de distância. Por isso teremos uma super Lua Cheia!!!! E você sabia que a última vez em que a Lua esteve assim tão grande foi em março de 1993???

Me diz, não é uma bela oprtunidade de fazer aquela bela declarãção ao seu amor banhados pela luz do luar???

"Eu vi no teu olhar, um facho de luar a reflectir no dele
E com o perdão de Deus, revi nos olhos teus a luz que vem dos céus
E o bom Deus perdoou, a visão que inspirou o meu pobre cantar
Pois creio que Jesus, colheu em ti a luz com que fez o luar..."

Voltandooooo... a super Lua Cheia no perigeu dura a noite toda. É só esperar a Lua nascer e acompanhá-la até o outro lado quando o dia clarear.

Há quem diga que mal presságio... besteira!!! Como um fenômeno tão encantador pode trazer algo que não é bom???

Depois me conta se viu alguma coisa, tá???

Suuuuuper final se semana!

Ótimos treinos!!!

Dona D

4 comentários:

  1. Ivana,
    Informações muito importantes para a ACORJA. Amanhã, sábado, vamos fazer a ULTRAMARATONA DA LUA. Sairemos às 16 horas para percorrer 60 km com parte da corrida iluminada pela lua cheia. Vai ser o máximo, correr sob a luz da lua.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. ٠•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
    Eu vou correr a prova da unimed com largada a 20:30, vou contemplar a lua perigeu...rsrsrs
    Bom final desemana!
    \o/ simbora correr!
    Bons treinos,
    Boas energias,
    @marlipalugan
    www.marlipalugan.blogspot.com
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) meu transporte diário!

    ResponderExcluir
  3. Xiiiii...acho que não conseguiremos ver o tal perigeu. Pra variar tá nublado, frio e com alguns chuviscos.

    Espero daqui a 18 anos eu possa ver....rs.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só você e a minha irmã! Minha irmã, fabiola, ligou-se nesse dia a noite para avisar que 'a lua estava maior que o normal' e coisa e tal...então era o tal do perigeu...mas na minha sacada não dava para ver, já que a Lua estava do lado oposto...como não sou romântico, confesso que não me animei a ver o evento luístico...
    Felipe

    ResponderExcluir